Primeiros resultados indicam vitória do partido de Milei nas eleições da Argentina

Javier Milei, presidente da Argentina. (Foto: reprodução/ Tânia Rêgo/ Agência Brasil)
Os primeiros resultados das eleições legislativas argentinas deste domingo (26/10) apontam um avanço significativo do partido do presidente Javier Milei, A Liberdade Avança, que deve ampliar sua presença tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.
De acordo com a autoridade eleitoral argentina, com 91% das urnas apuradas, o partido governista soma 40% dos votos, o que representa 64 cadeiras na Câmara dos Deputados. Já a coalizão peronista Força Pátria, principal força de oposição, aparece com 24% dos votos e 31 assentos.
Renovação no Congresso
As eleições deste domingo renovaram metade da Câmara — 127 das 257 cadeiras — e um terço do Senado — 24 das 72 cadeiras.
O A Liberdade Avança lidera em grande parte das províncias argentinas, inclusive em Buenos Aires, a mais populosa, onde Milei havia sido derrotado nas eleições locais de setembro. No Senado, o partido do presidente saiu na frente em seis das oito províncias com vagas em disputa.
A participação eleitoral foi de 67%, segundo dados oficiais divulgados por volta das 21h20.
Leia mais
Trump relembra “ótima conversa” com Lula em encontro com Milei, para discutir ajuda à Argentina
Amazonas e Argentina articulam retomada de voos diretos e novas rotas turísticas
Desempenho acima do esperado
De acordo com os jornais Clarín e La Nación, o desempenho do partido governista superou as expectativas das pesquisas prévias, o que pode consolidar a base de Milei e abrir caminho para o avanço de suas reformas econômicas no Congresso.
O presidente, que está em seu segundo ano de mandato, acompanhou a apuração no hotel Libertador, em Buenos Aires, ao lado de aliados e parlamentares do partido. Mais cedo, ele havia votado no bairro de Almagro, onde apenas acenou para os apoiadores sem conceder declarações à imprensa.
Prova de fogo para o governo
A eleição foi vista como um verdadeiro teste para o governo Milei. Atualmente, A Liberdade Avança conta com apenas 37 dos 257 deputados e seis dos 72 senadores. Com o novo resultado, o partido tende a consolidar uma base mais sólida para sustentar suas propostas de corte de gastos e reformas econômicas.
Nos últimos meses, o Congresso havia derrubado vetos do presidente a projetos que ampliavam verbas para universidades públicas, assistência pediátrica e programas voltados a pessoas com deficiência.
Para evitar novas derrotas legislativas, Milei precisa de ao menos um terço dos votos em ambas as casas, o que exigirá a manutenção e o fortalecimento de alianças, especialmente com o PRO, partido centrista liderado pelo ex-presidente Mauricio Macri.
*Com informações de G1.






