O petista Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro (PL), estão liderando as intenções de voto como candidatos à Presidência da República, até o momento no país. Lula e Bolsonaro ficarão com as maiores partes de propaganda eleitoral na TV e no rádio, com o espaço similar para ambos os candidatos.
Lula terá 3 minutos e 10 segundos a cada um dos dois blocos de 12 minutos e 30 segundos. Já Bolsonaro, ficará com cerca de 2 minutos e 50 segundos. Bivar, que não conseguiu pontuação na última pesquisa do Datafolha, terá direito ao terceiro maior espaço, com pouco mais de 2 minutos por bloco. Simone Tebet terá cerca de 1 minuto e 50 segundos e Ciro Gomes (PDT), com cerca de 50 segundos.
A situação pode aumentar a probabilidade de eleitores de Simone e de Ciro tentarem forçar a derrota do candidato que mais repulsam, entre Lula e Bolsonaro. Esse é denominado voto útil, que acaba sendo uma opção ainda mais forte para a definição das eleições neste primeiro turno.
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão será veiculada a partir do dia 26 de agosto a 29 de setembro, três dias antes do primeiro turno das eleições, que ocorre em 2 de outubro. Os programas irão ao ar às terças, quintas e sábados. Haverá peças diárias veiculadas nos intervalos comercias das emissoras, as chamadas inserções.
SAIBA MAIS: Apesar de apelo de Bolsonaro, PL desiste de empresa para fiscalizar eleição
O tempo de TV será anunciado oficialmente nesta quarta-feira, 20, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apó a definição de fato dos candidatos que vão concorrer à Presidência da República. Até 5 de agosto serão realizadas todas as convenções para tornar oficial os candidatos.