O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) avisou que irá entrar com uma ação judicial contra o também deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Em postagem publicada em seu perfil no X (antigo Twitter), na tarde desta quarta-feira (15/1), Boulos acusou Nikolas de espalhar fake news sobre o Pix e o chamou de covarde.

A acusação contra Ferreira ocorreu após ele publicar um vídeo em suas redes sociais no qual aborda o monitoramento de movimentações do Pix. No vídeo, Nikolas afirma que não há garantias de que o Governo Federal não venha taxar o Pix no futuro, mesmo que, no momento, tenha declarado que isso não ocorrerá.
“Não, o Pix não será taxado. Mas é bom lembrar que a comprinha da China não seria taxada e foi. Não ia ter sigilo e teve. Você ia ser isento do imposto de renda, não vai mais. Ia ter picanha, não teve. O Pix não será taxado, mas não duvido que possa ser”, declarou o deputado do PL em seu vídeo.
Diante das declarações, Boulos afirmou que tomará medidas legais contra Ferreira. “Como todo bolsonarista, é um covarde. Fugiu do debate. Vamos ver se agora vai fugir do oficial de justiça”, escreveu Boulos no X.
Até o momento, o vídeo de Nikolas Ferreira já ultrapassou 800 mil visualizações, acumulando mais de 61 mil curtidas e 11 mil compartilhamentos. Em sua rede social, Nikolas afirmou que não irá recuar e que continuará discutindo o assunto. “Absolutamente ninguém está a favor disso, só o Governo, que quer mais dinheiro às custas do trabalho do povo”, publicou.

Na tarde desta quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o Governo Federal irá revogar o monitoramento das movimentações no Pix. Na mesma declaração, ele informou que será apresentada uma Medida Provisória (MP) para garantir que o Pix não venha a ser taxado no futuro.