O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) apresenta sinais de fraqueza após completar 139 horas de greve de fome, conforme informou sua equipe nessa segunda-feira (14/04). A manifestação extrema ocorre em protesto contra a decisão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que aprovou, por 13 votos a 5, o parecer que recomenda a cassação de seu mandato por quebra de decoro parlamentar.
Glauber, que está acampado na Câmara desde o anúncio da greve, iniciado na última quarta-feira (09), afirma que manterá o jejum até o fim do processo disciplinar. Ele é acusado de agredir fisicamente um manifestante do Movimento Brasil Livre (MBL) com empurrões e chutes durante um episódio ocorrido em abril de 2024 nas dependências da Casa.
Veja fotos de Glauber Braga dormindo na Câmara:


Saiba mais:
- Deputado Glauber Braga dorme no chão da Câmara em protesto à cassação; entenda o caso
- STF suspende processos sobre pejotização e deve unificar entendimento sobre vínculo empregatício
Segundo a assessoria do parlamentar, apesar da fraqueza física crescente, ele tem sido monitorado por uma equipe médica. Até o momento, Glauber já perdeu mais de dois quilos. Para manter-se hidratado, tem consumido apenas soro e isotônicos, sem ingestão de alimentos sólidos desde o início do protesto.
Nesta segunda-feira, o Glauber Braga recebeu a visita de colegas do Legislativo e da ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo. No entanto, em nota oficial, o PSOL informou que, a partir de agora, as visitas ao parlamentar serão restringidas para preservar sua saúde e evitar desgaste físico adicional.