Os funcionários do Palácio do Planalto fizeram alterações significativas na galeria de fotos dos ex-presidentes da República, localizada no térreo do prédio do Executivo federal, em Brasília.
As mudanças feitas, nesta sexta-feira (2/5), foram motivadas por reclamações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por um pedido da primeira-dama, Janja Lula da Silva.
Até então, as placas ao lado dos retratos exibiam apenas as datas de nascimento e, quando aplicável, de falecimento dos ex-mandatários. No entanto, Lula solicitou que fossem informadas, no lugar dessas datas, os períodos em que cada presidente esteve à frente do país. O chefe do Executivo argumentou que essa alteração é fundamental para preservar a memória histórica dos mandatos presidenciais.
“As pessoas querem saber em que período que ele governou, quando ele governou. Você tem que dizer aqui como é que foram eleitas as pessoas, para a história registrar, cara. Senão, a história não registra”, afirmou Lula no dia 9 de janeiro, ao comentar sua insatisfação com a galeria original.
Saiba mais:
- Lula nomeia novo presidente do INSS após escândalo de desvio de R$ 6,3 bilhões
- Erika Hilton culpa show de Lady Gaga por baixa adesão em ato do 1º de maio

Além disso, foi atendido um pedido de Janja Lula da Silva para incluir QR Codes nas placas, direcionando os visitantes para páginas com informações mais detalhadas sobre cada ex-presidente. A medida visa modernizar o acesso às informações históricas e ampliar o conhecimento do público sobre os líderes do Brasil.
No caso do presidente Lula, por exemplo, o QR Code leva ao site do Arquivo Nacional, que disponibiliza dados completos sobre seus mandatos:
https://presidentes.an.gov.br/index.php/arquivo-nacional/60-servicos/registro-de-autoridade/114-lula