As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Foto com Trump supera a de Lula de sunga e bate recorde de engajamento, diz pesquisa

O estudo considerou as principais plataformas: Instagram, X (antigo Twitter), TikTok e Facebook
28/10/25 às 10:42h
Foto com Trump supera a de Lula de sunga e bate recorde de engajamento, diz pesquisa

(Foto: montagem)

A foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), tornou-se a publicação com maior engajamento nas redes sociais do brasileiro. Divulgada no domingo (26/10), a imagem foi feita pelo fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert, durante o encontro entre os dois líderes em Kuala Lumpur, na Malásia.

De acordo com levantamento do Instituto Quaest, a postagem alcançou 72 milhões de visualizações, 778 mil menções, 22 milhões de curtidas e 7,5 milhões de compartilhamentos. O estudo considerou as principais plataformas: Instagram, X (antigo Twitter), TikTok e Facebook.

Antes desse registro, o conteúdo mais popular de Lula também era uma foto de Stuckert, publicada em 2021, na qual o presidente aparece ao lado da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. Na ocasião, a imagem somou 65 milhões de visualizações, 4,6 milhões de menções, 19 milhões de curtidas e 7 milhões de compartilhamentos, ainda antes da eleição presidencial de 2022.

Foto com Trump se torna a mais popular nas redes sociais de Lula
(Foto: Divulgação)

Leia mais:


Para o cientista político e diretor da Quaest, Felipe Nunes, o resultado demonstra que “a diplomacia do século 21 é feita nas redes sociais e nas mesas de negociação”.

“A foto publicada e amplamente visualizada é um exemplo claro da política como imagem, que mesmo sem legenda fala sobre o que aconteceu. O sorriso, a postura, o aperto de mão, tudo é simbólico”, disse.

A análise da ferramenta QuaestScan também avaliou o sentimento dos comentários: 54% neutros, 26% positivos e 20% negativos.

“É resultado da guerra de narrativas. A direita tentando emplacar a menção a Bolsonaro, a esquerda tentando comemorar a virada e a maioria observando”, afirmou Nunes, em referência às citações ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o encontro.

A Quaest comparou ainda o desempenho da publicação com a famosa foto do ex-presidente Barack Obama e Michelle Obama, de 2012, que registrou 63 milhões de visualizações, 2,8 milhões de menções, 3,9 milhões de curtidas e 1,4 milhão de compartilhamentos.

Foto com Trump se torna a mais popular nas redes sociais de Lula
(Foto: Divulgação)