
Flávio Antony coloca o diálogo como a principal ferramenta da Casa Civil para fortalecer laços
O advogado Flávio Antony, secretário-chefe da Casa Civil do Executivo Estadual, afirmou em entrevista à jornalista Ana Flávia Oliveira, da Rede Onda Digital, que a prioridade da pasta é garantir transparência e promover o diálogo e entendimento entre diferentes interesses.
Durante a conversa, o secretário deixou claro que a Casa Civil assessora o governador em diversas áreas, como análise de projetos de lei, comunicação com municípios e articulação política, desempenhando um papel crucial na interface entre os poderes e secretarias, com foco em transparência, especialmente em saúde e segurança.
Para 2026, a Casa Civil continuará assessorando o governador, buscando diálogo e fortalecendo políticas públicas.
Leia à íntegra a entrevista:
Rede Onda Digital – O senhor tem ampla experiência como advogado. De que forma essa bagagem jurídica contribui para a condução das negociações políticas e institucionais dentro da Casa Civil?
Flávio Antony – As matérias que chegam na Casa Civil são as mais diversas possíveis, então ser advogado, ter a possibilidade de já ter tido contato com a vida jurídica certamente ajuda no assessoramento que nós damos ao governador em relação, em especial, sanção e veto de matérias legislativas e as mensagens governamentais que nós também encaminhamos.
Rede Onda Digital – E a relação do governo com os municípios do interior também é um grande desafio. Como é que a Casa Civil vem atuando para fortalecer esse vínculo e também garantir as demandas que cheguem também para o Executivo Estadual?
Flávio Antony – Dialogando, não tem outra forma de você fortalecer os laços entre poderes estaduais e municipais que não seja através do diálogo. Então a gente procura estar de portas abertas e receber a todos os prefeitos para ouvir as demandas. Eu costumo dizer que nós somos movidos à demanda. A demanda precisa chegar até o nosso conhecimento para que a gente possa dar vazão e dar os encaminhamentos.
Rede Onda Digital – Como você avalia o papel da Casa Civil nessa articulação política e administrativa do governo de Estado?
Flávio Antony – Todas as matérias do governo elas em algum momento passam pela Casa Civil. Então poder assessorar o governador e fazer essa interface entre os outros poderes e as outras secretarias requer acima de tudo paciência e uma resiliência que o governador nos ensina todos os dias.
Rede Onda Digital – Olhando para o cenário de 2026, qual vai ser o papel da Casa Civil na construção de alianças e também no fortalecimento de projetos do governo?
Flávio Antony – O mesmo de sempre, continuar assessorando o governador da melhor maneira possível, buscando dialogar entre os poderes, dialogar com os poderes, com as outras instituições e fortalecendo em especificidade. Em especial as políticas públicas que são demandadas pelo estado do Amazonas.
Saiba mais:
“A nossa gestão fez mais do que todas que antecederam em vagas de creches”, dispara David Almeida
Rede Onda Digital – Em quais medidas o governo do Amazonas deve priorizar para garantir mais eficiência administrativa e também transparência nas decisões?
Flávio Antony – Em especial a questão da saúde, nós vamos investir muito na questão da saúde, na segurança e eu acho que o nosso selo da corregedoria já nos garante essa transparência, o que a gente precisa é manter o nível de transparência elevado que nós já temos hoje no governo.
Rede Onda Digital – Como é que o senhor tem atuado para equilibrar os interesses que às vezes são divergentes dentro da base governista?
Flávio Antony – Da melhor forma possível que eu entendo, dialogando, conversando e buscando um caminho de entendimento entre todos.
