Após reunião com representantes da Bezos Earth Fund, fundação da empresa norte-americana Amazon, nesta terça-feira (5/12), o governador Wilson Lima (União Brasil), confirmou a possibilidade de investimentos da multinacional em projetos específicos para o Estado do Amazonas. O encontro ocorreu durante a COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes.
Na semana passada, Lima afirmou que questionaria a empresa de Jeff Bezos pelo uso do nome que, segundo ele, faz alusão à Amazônia. O governador afirmou que a gigante norte-americana prometeu realizar investimentos socioambientais no Estado.
“Eles gostaram muito da conversa, ficaram muito animados, inclusive já sinalizaram a possibilidade de fazer uma parceria para o avanço da biodiversidade com a nossa Universidade Estadual do Amazonas (UEA)”, completou.
A Amazon atendeu nosso chamado! Já começamos as tratativas para uma futura parceria. Em breve, vamos reunir novamente para discutir os projetos. Aproveitei para reforçar o convite para que o CEO Jeff Bezos venha conhecer o Amazonas. pic.twitter.com/vIbRtqaOBB
— Wilson Lima (@wilsonlimaAM) December 5, 2023
Segundo interlocutores, os dois encontros com representantes da Amazon serão no início de 2024, em janeiro, nos Estados Unidos, e em fevereiro, no Amazonas.
Leia mais:
Wilson Lima se reúne com representantes da Amazon para discutir parcerias
‘Amazonas 2030’: Na COP 28, Governo lança programa para zerar o desmatamento em seis anos
O governador apresentou projetos envolvendo biodiversidade, como o Amazonas 2030 – que prevê desmatamento a nível zero em seis anos -, além do Escola da Floresta, em construção na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã.
Embora tenha conseguido agendar duas reuniões com os representantes da Amazon, o governador Wilson Lima mudou o discurso e não mencionou se os direitos pelo nome do Estado entraram na discussão.
Ao contrário do Estado do Pará – que vai receber um investimento de US$ 16,3 milhões (cerca de R$ 80,2 milhões) para o combate ao desmatamento na Amazônia brasileira – o Amazonas ainda não tem uma confirmação oficial de investimento.