O projeto de lei que propõe escala 5×2 aos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), de autoria do vereador Rodrigo Guedes (PP), já conta com nove assinaturas e precisa de 14 para começar a tramitar na CMM.
Atualmente, os vereadores têm três dias de plenário, com sessões de segunda a quarta-feira.
Além de Guedes, outros vereadores também assinaram. São eles: Caio André (União Brasil); Glórria Carrate (PSB); Elissandro Bessa (PSB); Capitão Carpê (PL); Jaildo Silva (PV); Jander Lobato (PSD); Lissandro Breval (PP) e William Alemão (Cidadania).
Em entrevista à Rede Onda Digital, Rodrigo Guedes afirmou que o projeto, caso aprovado, será revolucionário no Brasil.
“Faltam cinco (assinaturas) e vamos atrás dessas assinaturas. Será inédito. Nenhuma câmara municipal funciona dessa forma, nem a Assembleia e nem o Senado. Todos são três dias. Manaus, se conseguir fazer isso, vai ser algo positivo e revolucionário em relação à classe política”, afirmou Guedes.
Confira o pronunciamento de Rodrigo Guedes sobre a escala 5×2 na CMM:
📌 Rodrigo Guedes sobre escala 5×2 na CMM: "Será inédito, nenhuma câmara municipal funciona dessa forma" pic.twitter.com/yoqowlquIj
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) December 4, 2024
Saiba mais:
- Mesmo contra a escala 5×2 para vereadores, Alfaia defende debate na CMM
- “Vereador tem que sair da cadeira e ir pra rua”, diz Gilmar Nascimento contra escala 5×2
Atualmente, os vereadores têm três dias de plenário, com sessões de segunda a quarta-feira. A proposta de Guedes, sugere a escala 5×2 (segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira), além de trazer sugestões sobre o Pequeno e Grande Expediente e a Ordem do Dia.
O parlamentar apresentou o texto em 2021, sugerindo o fim de sessões híbridas e que os dias de plenário sejam ampliados para cinco dias na semana.