Em entrevista nesta quarta (26/6) ao site UOL, o presidente Lula (PT) afirmou que o presidente argentino Javier Milei “fala muita bobagem” e que deveria “pedir desculpas”. Lula fez essa afirmação ao ser perguntado sobre a situação dos foragidos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, que fugiram para a Argentina.
Lula disse:
“Eu não conversei com o presidente da Argentina porque acho que ele tem que pedir desculpas ao Brasil e a mim, ele falou muita bobagem, só quero que ele peça desculpas”.
Após a repercussão da fala do brasileiro, o porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, disse hoje em coletiva de imprensa:
“O presidente argentino Javier Milei não fez nada do que tenha que se arrepender, pelo menos por enquanto”.
Leia mais:
Lula considera afastar ministro das Comunicações caso o indiciamento seja aceito pela PGR
Na Argentina, ministra de Javier Milei foi ameaçada com tentativa de invasão em sua residência
Em mais de seis meses de governo Milei, os dois presidentes ainda não se reuniram.
Milei, líder de direita, chamou Lula de “corrupto” durante a sua campanha eleitoral à presidência no ano passado. Veja a cena:
🇦🇷🇧🇷 Javier Milei diz que, se eleito, não se reunirá com Lula.
O argentino descreveu o presidente brasileiro como “um comunista” e corrupto. pic.twitter.com/nAIMVKroCI
— Eixo Político (@eixopolitico) November 8, 2023
Depois de eleito, o argentino mudou o tom e enviou uma carta convite a Lula para que o brasileiro comparecesse à sua posse, em dezembro. Como Milei havia convidado o ex-presidente Bolsonaro e também devido aos xingamentos a Lula, o petista recusou e enviou o ministro Mauro Vieira em seu lugar.
Com informações de UOL.