Em ano eleitoral, Jesus Alves adota cautela e deixa decisão sobre candidatura para “depois”

Em meio a um ano marcado pelo calendário eleitoral, o secretário de Habitação e Assuntos Fundiários de Manaus, Jesus Alves, em entrevista à Rede Onda Digital nesta quinta-feira (15/1), não descartou a possibilidade de concorrer a um cargo nas eleições gerais de 2026. Porém, destacou que no momento, a prioridade da Prefeitura de Manaus segue sendo a execução das entregas previstas no planejamento dos últimos anos.
“O momento agora é o momento das entregas, de darmos atenção a esse planejamento que foi feito nesses últimos anos para melhorar e tirar Manaus do estado em que se encontrava com respeito tanto ao déficit habitacional como à regularização fundiária. Mas é um ano eleitoral, naturalmente a partir de abril vêm as decisões de ser ou não candidato e eu tenho deixado essa decisão para ser tomada um pouquinho mais lá na frente”, declarou.
Recentemente, a Rede Onda Digital publicou um bastidor voltado a mudança de secretários municipais que podem deixar as respectivas pastas para concorrer ao pleito deste ano. O nome de Jesus Alves aparece entre os dez secretários. Ao ser questionado sobre isso, Alves afirmou que as decisões políticas ainda não foram tomadas.
“O prefeito David tem dado prioridade às entregas. Então o tema, a temática hoje que tem sido tratada como prioritária é a da gestão. Mas eu tenho certeza que logo em breve o David irá fazer esses comunicados e começar a reunir o grupo dele”, explicou.
Saiba mais:
Congresso Nacional abre ano legislativo em sessão conjunta no dia 2 de fevereiro
João Rufino Júnior assume comando da regulação de resíduos sólidos na AGEMAN
Sobre as articulações envolvendo apoio a candidatos ao governo do Estado ou ao Senado, o secretário avaliou que o período de pré-campanha ainda é inicial e marcado por especulações. Para ele, o cenário político segue indefinido e as discussões mais concretas devem ocorrer apenas quando o processo eleitoral estiver mais próximo do pleito.
“Esse período de pré-campanha ainda é meio que embrionário, existem muitas cortinas de fumaça, mas eu acredito que no momento certo as coisas começarão a ser tratadas de maneira mais palpável, que ainda não estão”, disse.
Veja:
Calendário eleitoral
03/03/2026
Início da janela de migração partidária, período em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de partido sem perda de mandato por infidelidade partidária.
01/04/2026
Encerramento da janela de migração partidária.
04/04/2026
Data limite para:
- registro, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de estatuto de partido político ou de federação partidária;
- filiação partidária e alteração de domicílio eleitoral de pretensos candidatos;
- desincompatibilização de titulares dos cargos de presidente da República, governador e prefeito que desejem concorrer a outros cargos.






