As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Congresso Nacional abre ano legislativo em sessão conjunta no dia 2 de fevereiro

Solenidade marca o início da 4ª sessão da 57ª legislatura e inclui leitura da mensagem presidencial com prioridades para 2026
14/01/26 às 13:39h
Congresso Nacional abre ano legislativo em sessão conjunta no dia 2 de fevereiro

Hugo Motta (Esquerda) e Davi Alcolumbre (Direita) durante abertura da sessão no ano passado. Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Deputados federais e senadores se reúnem no dia 2 de fevereiro para a sessão conjunta que marca a abertura da 4ª sessão legislativa da 57ª legislatura, correspondente ao terceiro ano do mandato iniciado em 2023. A cerimônia está marcada para às 15h, no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A sessão será conduzida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Durante a solenidade, será feita a leitura da mensagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na qual são apresentados os projetos e temas considerados prioritários pelo governo federal para 2026.

A presença do presidente da República na cerimônia é facultativa. Tradicionalmente, o Palácio do Planalto encaminha o texto por meio de um representante do Poder Executivo. Também está prevista a leitura de uma mensagem do Poder Judiciário aos parlamentares.


Saiba mais: 

Lula veta trecho de projeto que amplia poder da Suframa na gestão tributária

Prefeitura de Manaus faz redistribuição na Semsa e confirma Isaac Tayah na Vigilância Sanitária


Após a leitura das mensagens oficiais, o representante do Supremo Tribunal Federal fará sua manifestação. Em seguida, discursará o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba. O encerramento da sessão ficará a cargo de Davi Alcolumbre. Os demais parlamentares não utilizam a tribuna durante a solenidade.

A abertura do ano legislativo é acompanhada de um rito tradicional que remonta ao período da Proclamação da República. A programação inclui revista da tropa, execução do Hino Nacional, salva de tiros de canhão e a presença dos Dragões da Independência na rampa do Congresso Nacional.

 

 

 

*Com informações de Agência Câmara de Notícias.