Calendário eleitoral: o que você precisa saber para as eleições gerais de 2026

FOTO: Reprodução
Em 4 de outubro de 2026, mais de 150 milhões de brasileiros voltarão às urnas eletrônicas para o 1º turno das eleições gerais. Se necessário, o 2º turno será realizado no dia 25 de outubro nas cidades com mais de 200 mil eleitores.
Nesse pleito, o eleitorado fará seis escolhas nas urnas, nesta ordem: deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), dois senadores, governador e presidente da República. Os deputados são eleitos pelo sistema proporcional, enquanto os senadores, governadores e presidente são escolhidos em eleições majoritárias.
Antes disso, surge a contagem regressiva na Justiça Eleitoral para o grande dia da votação. Para que tudo ocorra com total transparência, eficiência e segurança, é necessário planejamento gigantesco e detalhado, o que ajuda é o calendário eleitoral.
O cronograma serve como uma espécie de guia, para quem quer participar ou acompanhar o pleito. Ele indica datas cruciais, como o registro de candidatos e o início das campanhas, auxilia os eleitores a não perder prazos, saber o dia da votação e entre outras informações.
Por exemplo, é por meio do calendário eleitoral que se tem noção de que, a partir de 3 de março, é dado o início a janela de migração partidária, período em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de partido sem risco de perda de mandato por infidelidade partidária. Essa janela segue até 1º de abril. Esse período é considerado como um termômetro das articulações políticas e das estratégias eleitorais.
Outro ponto crucial no período eleitoral, é o registro dos estatutos de partidos políticos e federações partidárias no TSE. O prazo final é em 4 de abril, a data também define o limite para que pretensos candidatos estejam filiados a uma legenda e com o domicílio eleitoral regularizado.
Além disso, até esse dia, presidentes, governadores e prefeitos que pretendem disputar cargos diferentes dos que ocupam, devem se afastar de suas funções, no processo de desincompatibilização exigido seis meses antes da eleição.
Saiba mais:
Prefeito de Manaus adia férias previstas para janeiro de 2026
Prefeito de Manaus nega reajuste na tarifa de ônibus em 2026
Veja as datas do calendário eleitoral
01/01/2026
Data a partir da qual:
- empresas e entidades que realizarem pesquisas eleitorais ficam obrigadas a registrar os levantamentos no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), com antecedência mínima de cinco dias da divulgação;
- fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pela administração pública, salvo em casos de calamidade pública, estado de emergência ou programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior;
- fica vedada a execução de programas sociais por entidade vinculada nominalmente a candidata ou candidato, ou por este(a) mantida;
- despesas com publicidade institucional não podem exceder a média dos gastos do primeiro semestre dos três anos anteriores ao pleito.
03/03/2026
Início da janela de migração partidária, período em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de partido sem perda de mandato por infidelidade partidária.
01/04/2026
Encerramento da janela de migração partidária.
04/04/2026
Data limite para:
- registro, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de estatuto de partido político ou de federação partidária;
- filiação partidária e alteração de domicílio eleitoral de pretensos candidatos;
- desincompatibilização de titulares dos cargos de presidente da República, governador e prefeito que desejem concorrer a outros cargos.
05/03/2026
Data limite para o Tribunal Superior Eleitoral publicar as instruções que regulamentam as eleições gerais de 2026.
06/05/2026
Fechamento do cadastro eleitoral: prazo final para alistamento eleitoral, cadastramento biométrico, transferência e regularização do título de eleitor.
04/07/2026
Data a partir da qual ficam vedadas determinadas condutas aos agentes públicos, conforme previsto no artigo 73 da Lei nº 9.504/1997.
20/07 a 05/08/2026
Período para a realização das convenções partidárias, destinadas à escolha de candidatos.
20/07 a 15/08/2026
Prazo para apresentação, à Justiça Eleitoral, dos pedidos de registro de candidatura.
16/08/2026
Início da propaganda eleitoral.
03/10/2026
Definição das urnas que serão submetidas ao Teste de Integridade e ao Teste de Autenticidade dos Sistemas no 1º turno.
04/10/2026
Realização do 1º turno das eleições.
24/10/2026
Definição das urnas que serão submetidas ao Teste de Integridade e ao Teste de Autenticidade dos Sistemas no 2º turno, se houver.
25/10/2026
Realização do 2º turno das eleições, se houver.
*Com informações de TSE.






