As eleições municipais de 2024 registraram uma queda no número de partidos que elegeram prefeitos nas capitais brasileiras. O cenário passou de 12 partidos com prefeitos eleitos em capitais em 2020 para apenas 8 neste ano. Entre os partidos que perderam espaço estão o PSDB, PDT, Cidadania e PSOL.
A queda foi parcialmente compensada pelas vitórias do PL e PT, que voltaram a eleger prefeitos em capitais após o desempenho desfavorável de 2020.
O PSDB, que já esteve entre as legendas mais relevantes do cenário político brasileiro, registrou uma das maiores perdas. Em 2020, o partido elegeu quatro prefeitos em capitais e era a segunda legenda mais representativa, ficando atrás apenas do MDB. No entanto, nesta eleição, o PSDB não conseguiu eleger nenhum prefeito de capital. A decadência reflete o desafio do partido em manter sua relevância no cenário político nacional.
O PDT também sofreu um retrocesso significativo, após eleger prefeitos em Aracaju (SE) e Fortaleza (CE) em 2020, ficando sem representantes nas capitais este ano. O mesmo aconteceu com o Cidadania e o PSOL, que em 2020 obtiveram uma prefeitura cada, mas não conseguiram repetir o feito em 2024.
Saiba mais:
- Marcelo Ramos planeja concorrer ao Senado nas eleições de 2026 pelo PT
- Deputada do PT é chamada de ‘macaca fodida’ em e-mails com ataques racistas e ameaças
PL e PT avançam
O PL, impulsionado pela filiação do ex-presidente Jair Bolsonaro, registrou o maior crescimento. De nenhum prefeito em capital em 2020, o partido saltou para quatro prefeituras em 2024, com vitórias em Aracaju (SE), Cuiabá (MT), Maceió (AL) e Rio Branco (AC).
Por outro lado, o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recuperou espaço ao vencer em Fortaleza (CE), retornando às prefeituras de capitais após ter ficado sem nenhuma em 2020. A conquista de Fortaleza possui um simbolismo especial para o partido, uma vez que foi a primeira capital administrada pela legenda nos anos 1980.
Quantas prefeituras de capitais cada partido obteve neste ano:
- MDB – 5 (Belém, Boa Vista, Macapá, Porto Alegre e São Paulo);
- PSD – 5 (Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Luís);
- PL – 4 (Aracaju, Cuiabá, Maceió e Rio Branco);
- União Brasil – 4 (Goiânia, Natal, Salvador e Teresina);
- Podemos – 2 (Palmas e Porto Velho);
- PP – 2 (Campo Grande e João Pessoa);
- Avante – 1 (Manaus)
- PSB – 1 (Recife);
- PT – 1 (Fortaleza);
- Republicanos – 1 (Vitória).
Veja agora o ranking de vitórias dos partidos nas capitais nas eleições de 2020. Foram contados como parte do União Brasil os eleitos pelo DEM naquele ano, já que o partido surgiu da fusão do próprio DEM com o PSL.
- MDB – 5 (Goiânia, Cuiabá, Teresina, Boa Vista e Porto Alegre);
- PSDB – 4 (Natal, Porto Velho, São Paulo e Palmas);
- União Brasil – 4 (Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro e Florianópolis);
- PDT – 2 (Fortaleza e Aracaju);
- PP – 2 (Rio Branco e João Pessoa);
- PSB – 2 (Maceió e Recife);
- PSD – 2 (Belo Horizonte e Campo Grande);
- Avante – 1 (Manaus);
- Cidadania – 1 (Macapá);
- Podemos – 1 (São Luís);
- PSOL – 1 (Belém);
- Republicanos – 1 (Vitória).
*Com informações de Estadão