As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Eleição 2026 e Justiça podem mudar configuração da Câmara Municipal de Manaus

Com vereadores já em pré-campanha e outros às voltas com a Justiça, a Câmara Municipal pode encerrar a Legislatura com até 25% dos eleitos em 2024 fora dos cargos
13/10/25 às 13:32h
Eleição 2026 e Justiça podem mudar configuração da Câmara Municipal de Manaus

PLENARIO ADRIANO JORGE, CAMARA DOS VEREADORES DE MANAUS.

FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) poderá encerrar a atual legislatura, em 2028, com 25% de vereadores diferentes dos eleitos em outubro de 2024. Problemas com a Justiça e a disputa eleitoral de 2026 podem reconfigurar a Casa responsável por fiscalizar o Executivo municipal.

Neste ano, é dada como certa a substituição de dois vereadores por problemas com a Justiça: Jaildo Oliveira (PV) e Rosinaldo Bual (Agir). Jaildo tem problemas com a Justiça por conta de uso irregular de verbas do Cotão e sua saída pode trazer de volta à Casa, Sassá da Construção Civil (PT). Bual está preso por um suposto esquema de rachadinha e prática da agiotagem. A Justiça pediu o afastamento dele do mandato por 120 dias, o que abre espaço para Alonso Oliveira (Agir).

No campo das eleições ao menos dez vereadores serão candidatos no próximo ano, alguns com muitas chances de serem eleitos, posto que já são considerados favoritos. É o caso dos vereadores Sargento Salazar (PL) e João Carlos (Republicanos), que serão candidatos a deputado federal. Salazar é um fenômeno das redes sociais e todos os analistas avaliam que será um recordista de votos em 2026. João Carlos é ligado à igreja Universal e na eleição anterior obteve mais de 44 mil votos.

Thaysa Lippy (PRD) e José Ricardo (PT) são menos badalados entre os que vão buscar uma vaga em Brasília, porque os partidos deles precisarão formar uma chapa competitiva que consiga ajudá-los a alcançar o quociente eleitoral, que ficará novamente acima de 240 mil em face do número de cadeiras da bancada do Amazonas não ter sido elevada para 10.


Saiba mais:

Funai é obrigada a rever e aumentar território da Terra Indígena Waimiri-Atroari

Garantido muda estatuto e seis vereadores saem da disputa pela presidência


Assembleia Legislativa na mira de vários vereadores

Além de Salazar, a bancada da bala também terá como candidatos Coronel Rosses e o Capitão Carpê, ambos do PL que miram a vaga que hoje está com Delegado Péricles (PL). Esse último estuda pegar uma carona na votação de Salazar e também conquistar um mandato em Brasília.

Além deles, David Reis (Avante) e os Rodrigos, o Guedes e o Sá, ambos do PP, também serão candidatos a deputado estadual. O mesmo deve acontecer com Professora Jacqueline (União), que começa a experimentar o gosto de ser deputada estadual nesta terça-feira (14/10).