Donald Trump comenta prisão de ex-presidente Jair Bolsonaro

(Foto: reprodução)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste sábado (22/11) e classificou a situação como “uma pena”. A declaração foi feita após jornalistas perguntarem a Trump o que ele achava da detenção do ex-mandatário brasileiro.
“Foi isso que aconteceu? É uma pena”, respondeu o republicano, sem dizer mais nada sobre o caso.
Bolsonaro foi preso em casa pela Polícia Federal na manhã deste sábado, em Brasília, depois de uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A Procuradoria-Geral da República (PGR) também deu aval para a prisão. Segundo Moraes, havia risco à ordem pública e indícios de que Bolsonaro planejava fugir.
O ministro informou que o sistema de monitoramento do Distrito Federal registrou, às 0h08, uma violação na tornozeleira eletrônica usada por Bolsonaro. A equipe de segurança foi acionada imediatamente e confirmou o problema, trocando o equipamento pouco depois, às 1h09.
Leia mais
Primeira turma do STF aprova prisão preventiva de Jair Bolsonaro ordenada por Moraes
Bolsonaro admite ter usado ferro de solda para violar tornozeleira eletrônica, diz PF
De acordo com o relatório da Secretaria de Administração Penitenciária do DF, a tornozeleira apresentava danos visíveis, incluindo marcas de queimadura. Bolsonaro admitiu aos agentes que tentou abrir o dispositivo usando um ferro de solda e que começou a mexer nele na tarde de sexta-feira (21/11).
Moraes também citou como fator de preocupação uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em frente à casa do ex-presidente. Para o ministro, o ato poderia gerar confusão e facilitar uma possível tentativa de fuga. Na decisão, ele afirmou que a mobilização reproduz o “modus operandi” da organização criminosa atribuída ao ex-presidente, utilizando manifestações para gerar tumulto e buscar vantagens pessoais.
*Com informações do G1






