Estudo faz projeção da distribuição do tempo de propaganda eleitoral para o Governo do Amazonas em 2026

(Foto: Divulgação)
Um levantamento prévio intitulado “Estudo da Distribuição do Tempo de TV e Rádio – Eleições 2026 (Governo do Amazonas)” projeta como poderá ser a divisão do tempo de propaganda eleitoral gratuita entre os candidatos ao governo do Estado nas eleições de 2026. O estudo, divulgado pelo Instituto Perspectiva, é baseado na legislação eleitoral vigente e nas bancadas eleitas em 2022, considera também as federações e fusões partidárias já consolidadas ou previstas até o próximo pleito.
De acordo com o cenário analisado, o senador Omar Aziz (PSD) aparece com o maior tempo de propaganda, somando 8 minutos e 27 segundos diários nos blocos de rádio e televisão. Em seguida, vem o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), com 5 minutos e 24 segundos, e a professora e empresária Maria do Carmo (PL), com 3 minutos e 50 segundos. Vale lembrar que o estudo considera um cenário hipotético.
O total diário destinado à propaganda eleitoral gratuita é de 20 minutos (1.200 segundos), divididos em dois blocos de 10 minutos cada. Desse total, 90% (1.080 segundos) são distribuídos proporcionalmente ao tamanho das bancadas eleitas na Câmara dos Deputados em 2022, enquanto os outros 10% (120 segundos) são repartidos de forma igual entre os partidos com representação parlamentar, conforme determina o artigo 47 da Lei n.º 9.504/1997.
O documento explica ainda que a análise “parte de um cenário hipotético, porém juridicamente possível”, levando em conta a legislação eleitoral e eventuais alterações partidárias até 2026. O cálculo também considera a quantidade de inserções de 30 segundos, totalizando 28 por dia durante 35 dias de campanha.
Saiba mais:
Análise de mandato: Joana Darc deixa Aleam alcançando mais de 6 mil matérias legislativas
Entre as federações já reconhecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e projetadas no estudo, estão:
- Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV);
- Federação PSDB Cidadania;
- Federação PSOL Rede;
- Federação União Progressista (União Brasil/PP);
- Federação PRD Solidariedade.
Segundo o levantamento, partidos como Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP não terão direito a tempo de televisão nem à cota mínima de 10%, em razão das mudanças recentes na legislação eleitoral.
A distribuição do tempo de mídia é considerada um dos fatores mais estratégicos da disputa majoritária, influenciando diretamente a capacidade de comunicação das campanhas com o eleitorado. Com base na projeção, o estudo antecipa que o PSD, PL e Avante deverão dominar o espaço na propaganda eleitoral gratuita no Amazonas em 2026.
