
‘Dia da Sobriedade’ pode ser incluído em Calendário Oficial de Manaus por sugestão de vereador

Para ser celebrado anualmente no 06 de janeiro, o Projeto de Lei (PL) que sugere o Dia da Sobriedade, em alusão às pessoas que superaram a dependência química e hoje vivem de forma sóbria, produtiva e digna, pode ser incluída no Calendário Oficial de Eventos em Manaus. A ideia foi proposta pelo vereador Allan Campelo (Podemos).
“A sobriedade, no entanto, é uma realidade possível. Milhares de pessoas em Manaus e no mundo já superaram a dependência e hoje vivem de forma plena, contribuindo para a sociedade. O Dia da Sobriedade visa celebrar essas conquistas e incentivar quem ainda luta a buscar ajuda”, disse o parlamentar em sua justificativa no texto.
Por sua vez, a escolha do dia, 06 de janeiro, é em alusão ao falecimento de Edjár Carneiro, que faleceu nesta data no ano de 2016, com 23 anos de sobriedade. Ele foi o responsável pela recuperação de muito jovens, pais e filhos que lutaram contra o vício das drogas, ajudando todos a ter um “novo começo”.
A proposta busca por meio de ações e iniciativas, conscientizar a população sobre os malefícios do uso e abuso de álcool e outras drogas, priorizando a ajuda e tratamento de dependentes químicos, reinserção social, apoiar as famílias que enfrentam os desafios da dependência e entre outros meios, conforme o Art. 2°.
Saiba mais:
O texto está em tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CMM), sendo deliberado pelos parlamentares, e seguindo para análise na 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).