Amazonas pode ter Dia Estadual da Escola Bíblica Dominical em setembro

Reprodução/ EBD
O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), uma proposta que institui o Dia Estadual da Escola Bíblica Dominical (EBD), a ser celebrado anualmente no terceiro domingo do mês de setembro.
De acordo com o texto, a data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amazonas, permitindo que instituições religiosas, entidades educacionais e organizações da sociedade civil promovam atividades alusivas à EBD, com apoio do Poder Público.
“A Escola Bíblica Dominical merece ser lembrada e celebrada, pois sua contribuição transcende os limites da igreja e alcança a estrutura social como um todo, tornando-se parte fundamental da formação moral, intelectual e comunitária de nosso Estado e de nosso país”, justificou o parlamentar.
Segundo o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), a proposta segue cumprindo prazo de pauta na Casa Legislativa.
Patrimônio Imaterial do Amazonas
A Escola Bíblica Dominical é reconhecida como um espaço de ensino, formação espiritual e valores, desempenhando papel relevante na vida comunitária e social de milhares de amazonenses.
Em 2019, a Escola Bíblica Dominical foi declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas com a promulgação da Lei 4.861 pela Aleam. A iniciativa surgiu do deputado estadual João Luiz (Partido Republicano Brasileiro).
Compreende Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.
Saiba mais:
Lei reconhece Maués, no Amazonas, como Capital Nacional do Guaraná
David Almeida define gestão de Manaus como “sacerdócio diário”
Surgimento no Brasil
A Escola Bíblica Dominical surgiu no Brasil em 1855, no Estado do Rio de Janeiro, por iniciativa do casal de missionários Robert e Sarah Kalley que, ao chegar ao nosso país, instalou uma escola voltada ao ensino das palavras sagradas para crianças e jovens daquela região, estendendo depois aos adultos.
A denominação Escola Dominical surgiu na Inglaterra com a finalidade de evangelizar crianças que frequentavam as igrejas com os pais e ficavam sem atividade aos domingos.
