Proposta que prevê detectores de metal em escolas para reforçar segurança avança na CMM

Foto: Ary Brito, Fernando Nobre e Divulgação
A instalação de portais detectores de metal ou o uso de detectores manuais em estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, pode se tornar realidade na capital amazonense. A proposta de autoria da vereadora Yomara Lins (Podemos), recebeu o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e seguiu para emissão de parecer da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A medida tem como objetivo identificar objetos metálicos, incluindo armas de fogo, lâminas e até substâncias embaladas em papel alumínio, buscando aumentar a segurança no ambiente escolar.
“Este sistema torna obrigatório a instalação para prevenção de ataques e violência diante dos elevados índices precisamos coibir e proteger os mais vulneráveis, as instituições de ensino se tornaram alvo de pessoas mal intencionadas que atentam contra sua própria vida e de terceiros”, explicou a autora da proposta.
Saiba mais:
Eron Bezerra critica Bolsonaro: “ele passou quatro anos tentando destruir o Poder Judiciário”
Com foco em 2026, PCdoB-AM dispara: “Somos o partido que enfrenta a PEC da Blindagem”
De acordo com o texto, caberá ao Poder Público Municipal regulamentar a aplicação da lei, definindo as formas de implantação e fiscalização do uso dos equipamentos nas unidades de ensino.
