Uma audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados terminou em tumulto nesta terça-feira (29/04) após troca de insultos entre os deputados federais Gilvan da Federal (PL-ES) e Lindbergh Farias (PT-RJ).
O episódio ocorreu durante a participação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que foi à Casa para apresentar o planejamento da pasta para o ano de 2025 e prestar esclarecimentos a respeito de declarações recentes.
A confusão começou quando o deputado Lindbergh Faria se referiu a Gilvan da Federal como “desqualificado”.


A fala inflamou o parlamentar capixaba, que se levantou exaltado e partiu em direção ao petista. Lindbergh também se levantou e avançou na direção de Gilvan, o que quase culminou em uma agressão física.
Veja a confusão:
Deputados quase saem no soco e causam tumulto em audiência na Câmara pic.twitter.com/P0w6AdAIRQ
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 29, 2025
A situação exigiu a intervenção imediata de outros parlamentares, que contiveram ambos os deputados. Enquanto apontavam os dedos um para o outro, Gilvan e Lindbergh trocaram acusações pesadas. Termos como “bandido”, “ladrão” e “baixe sua bola” foram ouvidos por todos os presentes e registrados nas imagens da sessão.
Veja o início da briga entre os deputados:
Veja momento em que os deputados Lindbergh Faria e Gilvan da Federal iniciaram briga na Câmara pic.twitter.com/GG6NepMOqw
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 29, 2025
A audiência foi convocada por um grupo de dez deputados da oposição, incluindo o presidente da comissão, Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), com o objetivo de cobrar esclarecimentos sobre ações e posicionamentos do Ministério da Justiça.