As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Deputados do AM são eleitos para nova diretoria do Parlamento Amazônico

Deputados do AM são eleitos para nova diretoria do Parlamento Amazônico

Deputados do Amazonas assumem nova diretoria do Parlamento Amazônico. Foto: divulgação.

Nova composição da mesa diretora do Parlamento Amazônico foi eleita nesta quarta-feira (8), em Fortaleza (CE), durante o Encontro Nacional da Unale 2023. Cinco deputados estaduais do Amazonas compõem a nova bancada. Sinésio Campos vai ocupar o cargo de vice-presidente.

O órgão reúne 270 deputados estaduais oriundos dos nove Estados que compõem a vasta região da Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins. O deputado Laerte Gomes (RO) foi eleito presidente para a gestão de 2024.

O Amazonas ganhou destaque com a eleição de mais deputados: Adjuto Afonso (União Brasil), como Secretário de Relações Internacionais; Thiago Abrahim (União Brasil) para Secretário da Juventude; João Luiz (Republicanos) como Secretário de Minas e Energia e Wilker Barreto (Cidadania), como diretor da Suframa no Parlamento Amazônico.


Leia mais:

AM superou 90% de meta em gestão dos recursos hídricos, diz Wilson Lima

LOA 2024 começa a tramitar na Aleam e já pode receber emendas


O vice-presidente eleito, deputado Sinésio Campos, terá uma posição de destaque na articulação de temas de interesse dos Estados da Amazônia. O parlamentar disse que vai defender temas como “a restauração da BR-319, a implantação de uma nova rota para o oceano pacífico por meio do eixo Manta-Manaus e também na busca por alternativas de desenvolvimento econômico para as populações do interior”, declarou.

O propósito do fórum é a convergência de esforços entre os Estados, com vistas a deliberar sobre as demandas e buscar soluções para os desafios comuns que compartilham.

Os deputados roraimenses Armando Neto (PL), Dr. Cláudio Cirurgião (União Brasil) e Lucas Souza (PL) foram eleitos, respectivamente, para os cargos de tesoureiro, conselheiro fiscal e secretário de Direitos Humanos do Parlamento Amazônico.