Nova composição da mesa diretora do Parlamento Amazônico foi eleita nesta quarta-feira (8), em Fortaleza (CE), durante o Encontro Nacional da Unale 2023. Cinco deputados estaduais do Amazonas compõem a nova bancada. Sinésio Campos vai ocupar o cargo de vice-presidente.
O órgão reúne 270 deputados estaduais oriundos dos nove Estados que compõem a vasta região da Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins. O deputado Laerte Gomes (RO) foi eleito presidente para a gestão de 2024.
O Amazonas ganhou destaque com a eleição de mais deputados: Adjuto Afonso (União Brasil), como Secretário de Relações Internacionais; Thiago Abrahim (União Brasil) para Secretário da Juventude; João Luiz (Republicanos) como Secretário de Minas e Energia e Wilker Barreto (Cidadania), como diretor da Suframa no Parlamento Amazônico.
Leia mais:
AM superou 90% de meta em gestão dos recursos hídricos, diz Wilson Lima
LOA 2024 começa a tramitar na Aleam e já pode receber emendas
O vice-presidente eleito, deputado Sinésio Campos, terá uma posição de destaque na articulação de temas de interesse dos Estados da Amazônia. O parlamentar disse que vai defender temas como “a restauração da BR-319, a implantação de uma nova rota para o oceano pacífico por meio do eixo Manta-Manaus e também na busca por alternativas de desenvolvimento econômico para as populações do interior”, declarou.
O propósito do fórum é a convergência de esforços entre os Estados, com vistas a deliberar sobre as demandas e buscar soluções para os desafios comuns que compartilham.
Os deputados roraimenses Armando Neto (PL), Dr. Cláudio Cirurgião (União Brasil) e Lucas Souza (PL) foram eleitos, respectivamente, para os cargos de tesoureiro, conselheiro fiscal e secretário de Direitos Humanos do Parlamento Amazônico.