As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Aleam autoriza Governo do Amazonas a contratar empréstimo de R$ 327 milhões

Operação com o Bird passa na Aleam sob críticas de falta de detalhes sobre o uso dos recursos
11/12/25 às 16:19h
Aleam autoriza Governo do Amazonas a contratar empréstimo de R$ 327 milhões

Foto: Hudson Fonseca / Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou nesta quinta-feira (11/12), o projeto que autoriza o Governo do Estado a contratar um empréstimo de até 60 milhões de dólares, o equivalente a cerca de 327 milhões de reais. A operação será realizada com o Bird, o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento.

 

A proposta divergiu opiniões no plenário. O deputado Wilker Barreto (Mobiliza) votou contra a autorização. O deputado Delegado Péricles (PL) e Comandante Dan (Podemos) preferiram se abster. As críticas se concentraram na falta de informações sobre a aplicação dos recursos.

Veja o momento:

O projeto chegou à Aleam na última terça-feira (9/12), considerado pelos parlamentares como um envio tardio na reta final dos trabalhos legislativos. Identificado como Projeto de Lei Ordinária nº 1054 de 2025, o texto tramitou em regime de urgência a pedido do governador.


Saiba mais: 

Em discurso, Tadeu de Souza acena para David Almeida, ‘amigo e irmão’ que não foi à cerimônia

O legado conturbado de David Reis: do ‘puxadinho’ milionário ao inquérito por nepotismo, uma teia de escândalos na CMM


A justificativa enviada pelo Executivo não detalha onde o dinheiro será investido. O documento afirma apenas que os recursos integram o programa Progestão, voltado para aprimorar a administração estadual com foco em racionalização de despesas, sustentabilidade fiscal e modernização de processos orçamentários, financeiros, patrimoniais e de recursos humanos.

Segundo o governo, a operação de crédito permitirá implementar reformas estruturantes que devem melhorar a eficiência administrativa, ampliar a transparência e elevar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população.