27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Deputado propõe decreto de GLO em cidades do AM que fazem fronteira com outros países

Publicado em:

- Anúncio -

O deputado estadual Dan Câmara (Podemos) sugeriu, em discurso na Tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta semana, a implementação de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no estado Amazonas, a exemplo daquele que acontece desde a segunda-feira (6) no sudeste do país.

A proposta do parlamentar está sugerida mais precisamente a municípios que fazem fronteira com outros países e na calha do rio Solimões.

A instituição da GLO, que leva à atuação das Forças Armadas em portos e aeroportos, foi publicada pelo Decreto nº 11.765, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelos ministros José Múcio Monteiro (Defesa) e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública).

A medida está valendo desde segunda-feira (6), indo até 3 de maio de 2024, quando 3 mil 700 militares das Forças Armadas atuam em ações de combate ao crime organizado em três portos e dois aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro e no Lago de Itaipu.

Imagem colorida mostra mapa ilustrado onde GLO atua na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro
Área de atuação da Marinha na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, durante a GLO. – Divulgação/Ascom Marinha

De acordo com o parlamentar já tramita um documento indicativo ao Governo do Estado de sua autoria sugerindo um pedido similar ao GLO para faixas de fronteira e de divisa do Amazonas. Câmara trouxe a informação para o plenário a fim de convencer para que a pauta fosse votada.

“Tramitamos um documento chamado ‘Memória’, que busca assessorar os prefeitos dos municípios, o governador e o próprio presidente, no sentido de adotar algumas medidas que buscam além de complementar essa questão de efetivo policial. Ali, nós estruturamos informações que deixam de maneira organizada e perceptível formas para que o sistema de segurança seja reorganizado e fortalecido. Lá, citamos a possibilidade de GLO no Amazonas, principalmente nos municípios de faixa de fronteira com outros países e na calha do Rio Solimões”, explicou Dan Câmara.

Imagem colorida mostra Dan Câmara sorrindo em sua cadeira no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas
Dan Câmara é deputado estadual, policial militar e especialista em segurança pública. Foto: Divulgação/ Gabinete do deputado Dan Câmara

Para o deputado estadual o foco da GLO é a prevenção e a repressão ao tráfico de drogas e de armas e outros e crimes. Em plenário ele destacou ainda que essa ferramenta deve ficar disponível para aplicação nas ações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e de outros entes estaduais.


Leia também:

Oposição se prepara para tentar mudar GLO de Lula no Congresso


 “Isso não tem a ver com qualquer desprestígio do Estado quando aciona esse mecanismo. Isso deve fazer frente às necessidades urgentes com as quais estamos convivendo. Com esse mecanismo, podemos acionar o governo federal para que faça sua parte e contribua até que possamos reorganizar e compor os efetivos de segurança do estado”, explicou.

*Com informações da assessoria

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Fucapi

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -