Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com TEA pode ser instalada na Câmara de Manaus

Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com TEA pode ser instalada na Câmara de Manaus

De autoria do vereador Eurico Tavares (PSD), o Projeto de Resolução busca criar a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de outras Pessoas Atípicas, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O texto recebeu o parecer favorável da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e seguiu para análise da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.

Caso seja instalada, a Frente Parlamentar poderá convidar representantes do Poder Executivo, entidades da sociedade civil, associações de classe, universidades, pesquisadores, profissionais da área da saúde e demais interessados para contribuir com os debates e ações.

“A Frente Parlamentar surge como uma resposta legislativa essencial às necessidades e desafios enfrentados por essas populações, e também como um mecanismo para garantir que o Município de Manaus esteja em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Lei Brasileira de Inclusão e outras legislações relevantes, como a Lei Romeo Mion”, frisou o parlamentar em sua justificativa.

A Lei nº 13.977/2020, popularmente conhecida como Lei Romeo Mion, garante o direito ao diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista, estabelecendo a obrigatoriedade de que o Sistema Único de Saúde (SUS) realize o diagnóstico precoce para todas as crianças com suspeita de TEA.


Saiba mais: 

Vendedor diz que na Câmara Municipal existem ‘maçãs podres’ e David Reis manda retirar termo em respeito aos eleitores

David Reis preside sessão plenária em semana posterior a abertura de trabalhos

 


A coordenação dos trabalhos será exercida por um presidente, vice-presidente e secretário, eleitos entre os membros da Frente Parlamentar, conforme regimento interno. A Frente Parlamentar terá prazo de funcionamento até o término da Legislatura.