Há dois dias, o vereador Rodrigo Guedes (PP) e o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) estão trocando farpas nas redes sociais e movimentaram o fim de semana. O deputado até chegou a sugerir a realização de um debate ao vivo para o confronto.

A discussão acalorada teve início quando o deputado estadual publicou um vídeo nas redes sociais abordando o possível aumento na tarifa do ônibus na capital, que valeria a partir do sábado, dia 15/2 (atualização: o Tribunal de Justiça do Amazonas suspendeu o reajuste da tarifa do transporte coletivo urbano de Manaus). Ele apresentou uma representação à Assembleia Legislativa do Amazonas.
Nesse mesmo vídeo, o deputado estadual fez críticas a Rodrigo Guedes, acusando o vereador de se comportar como um “apoiador do governador” Wilson Lima, apontando para sua suposta inércia diante das questões que permeiam a administração estadual.
“O vereador Rodrigo Guedes gravou agora um vídeo e subiu nas redes sociais, que por sinal, o vereador é amigo de primeira hora do governador Wilson Lima. Sabia não? Me acha uma denúncia do tão paladino vereador contra as atrocidades praticadas pelo governo, me acha alguma vez ele fiscalizando ou pelo menos dando sua opinião sobre a saúde do estado, do 28, Platão. Muito valente, muito valente para com o prefeito, que por sinal, eu também não poupo o David, mas a minha régua é a mesma”, declarou.
“Eu não sou oposição cangula, papagaio cangula é que só flecha pro lado. Eu faço oposição de forma correta, madura, atividade parlamentar não vai acabar, as sessões de quinta-feira, passou pra quarta a tarde. Quer me achar, vai dia de quinta-feira na assembleia, compartilho meu mandato com a capital e com o interior, ao contrário de você que é bajulador do governador”, disparou Barreto.
🗣️ Wilker Barreto faz acusações ao vereador Rodrigo Guedes pic.twitter.com/CfHEoENEkf
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 17, 2025
Guedes rebate
Em resposta a isso, Rodrigo Guedes também publicou um vídeo, em tom debochado, repudiando as declarações e apontou as falas como “antiética” a decisão da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) de reduzir sua carga horária semanal.
“É Wilker, você falou, mas agora você vai ouvir (…) Você vai se arrepender de ter cutucado a onça, inclusive com a vara muito curta. Primeiro deputado Wilker Barreto, a carapuça serviu. Sabe por quê? Vocês deputados estaduais aprovaram uma das coisas mais imorais da história do Amazonas e do Brasil também. Vocês tinham três dias de sessões por semana, vocês reduziram pra dois, enquanto o brasileiro está tentando ali a duras penas, sobreviver com a escala 6×1 e tentando inclusive a escala 6×1”, rebateu Guedes.
🔴 Rodrigo Guedes rebate acusações de Wilker Barreto pic.twitter.com/cY7TZOOOhq
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 17, 2025
Wilker sugere debate
Colando um ponto final nas declarações de Guedes, Wilker Barreto lançou um convite para um debate ao vivo, que seria organizado por um portal de notícias ou um podcast local.
“Todos os questionamentos que você se levou dois dias para expor, eu vou responder ao vivo. Peço apenas que algum portal ou podcast faça a organização. Vamos nos encontrar ao vivo, eu e você? Eu sou uma oposição legítima, nunca fui candidato a vereador usando a máquina pública como você fez. Ou você esquece que já foi candidato a vereador ao lado do Wilson Lima?”, afirmou Barreto.
Saiba mais:
Tribuna Livre: entrevista com o ex-prefeito de Parintins Bi Garcia
Senador apresenta projeto para proibir monetização em perfis e sites de políticos
🗣️ Wilker Barreto sugere debate ao vivo com Rodrigo Guedes pic.twitter.com/6XLhGP7Ah0
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 17, 2025
Até a publicação desta matéria, não houve a confirmação do debate ou uma nova troca de acusação entre os parlamentares.