Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
David Reis confirma novo concurso da CMM em 6 meses e rebate Rodrigo Guedes: “Não faço ping-pong”

David Reis confirma novo concurso da CMM em 6 meses e rebate Rodrigo Guedes: “Não faço ping-pong”

Gaby Santos
Por Gaby Santos | 17/03/25 às 14:00h

Após o anúncio da anulação do concurso público, realizado em setembro de 2024, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), confirmou nesta segunda-feira (17/3), que o novo certame deve ser realizado em seis meses.

Após ser questionado sobre a probabilidade da realização do concurso, David disse:

“Não é provavelmente. Da feita que nós acolhemos, nós vamos caminhar nesse sentido”.

Sobre a anulação do concurso, o presidente disse que ele e os vereadores da casa decidiram acatar todas as recomendações do Ministério Público do Amazonas (MPAM).

“Eu acatei as recomendações do Ministério Público. Uma delas é pela realização do novo Certame. Eu não acatei as recomendações que anularam. Eu acatei em uma decisão colegiada. Com a maioria dos vereadores foi acatado todas as recomendações“, declarou ele.

Veja a fala de David reais:

Resposta a Rodrigo Guedes

Durante a entrevista, David Reis foi questionado sobre as falas do também vereador, Rodrigo Guedes (PP), que disse nas redes sociais que Reis talvez não quisesse fazer um novo concurso.

Imagem: Reprodução da Internet

“Eu não vou estar respondendo colega vereador. Eu odeio polêmica e não faço ping-pong com ninguém”, declarou.

Guedes, por sua vez, rebateu a fala do colega de casa, alegando que David Reis teria citado a falta de recurso para o concurso.

“Ao meu ver ele pegou um fato que foi a recomendação do Ministério Público e juntou a vontade que ele já queria de não convocar porque ele entende, como ele disse, que não tem orçamento”, rebateu rodrigo.

Veja a fala de Rodrigo:

A recomendação do MPAM e anulação do concurso 

Imagem: Câmara dos vereadores de Manaus.

David Reis anunciou na última sexta (14/3) que o concurso da Câmara dos Vereadores de Manaus, realizado ano passado, foi anulado, segundo recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que apontou irregularidades na realização do certame.

A recomendação do MPAM foi emitida no dia anterior. Inicialmente, o órgão recomendou apenas anulação para os cargos de procurador legislativo e médico. No entanto, durante as reuniões com os vereadores, foram identificadas novas irregularidades que levaram à ampliação do pedido de anulação para todos os cargos e ao entendimento de que a possível homologação do certame poderia gerar insegurança jurídica.

Em coletiva, David Reis falou sobre a anulação:

“Os motivos para o anulamento são os apresentados pelo Ministério Público. Dentre as recomendações do órgão, está a de que em no máximo seis meses, a CMM proceda a um novo certame. Iremos caminhar nesse sentido.

Publicamos uma sindicância essa semana para apurar qualquer irregularidade. Vamos ver como ficará esse processo em face da anulação. Prejuízos aos candidatos, já ocorreram, e desde o início, com a mudança de data. Vamos buscar reparações na justiça para candidatos que tenham sido prejudicados no concurso”.


Leia mais:

Câmara de Manaus vai anular concurso público após investigação do Ministério Público

David Reis deixa sessão plenária para ir à Audiência no Ministério Público sobre o concurso da CMM


Irregularidades do Concurso

Segundo o promotor de Justiça, Armando Gurgel, entre as demais irregularidades anteriormente apontadas, o MPAM revelou que candidatos mostraram que provas foram retornadas a eles após serem digitalizadas sem o destaque do cabeçalho, o que indicaria que quem corrigiu poderia ter acesso às identidades dos candidatos.