Para o prefeito reeleito de Manaus, David Almeida (Avante), o desgaste da aliança com o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), foi um resultado da falta de cooperação entre acordos firmados para a realização de planos e iniciativas na capital amazonense. A declaração aconteceu na tarde segunda-feira, (28/10), aos Bastidores CNN Brasil.
“Nos últimos dois anos, ele (Wilson Lima) teve um candidato próprio. O presidente da Assembleia (Legislativa do Amazonas) foi apoiado por ele aqui (Manaus) no primeiro turno, e no segundo turno todo o grupo do governador com a Assembleia foi apoiar o candidato do PL, o Capitão Alberto Neto”, declarou o prefeito.
Em 2022, David Almeida apoiou à reeleição de Wilson Lima. Nessa aliança, foram assinados convênios, alinhamentos e discussão de estratégias para ações e planos. Mas, assim que foi eleito, a parceira se desgastou por parte de Lima, segundo David Almeida.
“Essa composição foi quebrada exatamente porque o governo não cumpriu os acordos com a prefeitura. Eu sou cobrado pela população. O governo fez um acordo em 2022, e lá ficou. De lá pra cá ficou devendo os acordos pendentes com a prefeitura e por isso eles seguiram o caminho próprio”, explicou.
Almeida ainda disse que o relacionamento pessoal com Wilson “é a das melhores”, mas a administrativa passou por turbulências, mesmo assim, o prefeito sinaliza uma conversa.
“Eu acredito que seja possível uma conversa, um diálogo institucional em alto nível para que a gente possa recompor administrativamente beneficiando a população”, disse.
Saiba mais:
Eleições 2024: Saiba qual partido conquistou quase 900 prefeituras; veja o ranking completo
David Almeida foi o mais votado em 11 das 13 zonas eleitorais de Manaus; confira os dados
Visando no cenário político para o Senado Federal, David Almeida pretende retribuir o apoio à Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD). Os senadores declararam apoio à reeleição do candidato do Avante nas eleições municipais.
“Com relação à 2026, no âmbito de senador, eu devo apoiar sim o senador Eduardo Braga, aplicando assim a reciprocidade. O senador Omar Aziz já externou a vontade de ser candidato à senador, devo compor com ele também”, diz.
Ainda durante a conversa, o prefeito declarou ser de uma “direita conservadora e social democrata”, compactuando com os pensamentos e ideologias de direta, mas não chegando ao lado extremo, em comparação com Jair Bolsonaro, o qual já manifestou apoio.