David Almeida apresentará projeto das ecobarreiras de Manaus na COP30

Dhyeizo Lemos/Semcom
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou por meio de vídeo nas redes sociais que vai apresentar o projeto das ecobarreiras na COP30, conferência climática da ONU que será realizada neste mês, em Belém (PA). A iniciativa, segundo o prefeito, é uma das soluções simples e eficazes que têm ajudado a preservar o meio ambiente e os igarapés da capital amazonense.
“Mais de um milhão de toneladas de lixo nós recolhemos e levamos para o aterro sanitário. Vejam o tamanho do problema que estamos administrando (…) Manaus tem 12 ecobarreiras, e por mês retiramos cerca de 300 toneladas de lixo que deixariam de chegar ao rio Negro e, consequentemente, ao oceano”, citou Almeida.
De acordo com o prefeito, a cidade recolhe 2.600 toneladas de lixo por dia, o que equivale a aproximadamente 78 mil toneladas por mês. As ecobarreiras — estruturas flutuantes instaladas em igarapés — funcionam como uma contenção que impede que resíduos sólidos sigam para os rios.
Saiba mais:
TSE avalia registro do Missão, partido idealizado pelo MBL
Gilmar Nascimento cobra valorização da política e respeito ao papel dos vereadores
Na publicação, David Almeida destacou que o projeto é “100% manauara” e tem chamado atenção por seus resultados práticos na proteção ambiental.
“Apresentarei na COP30, em Belém, o projeto das ecobarreiras, que já impedem que 300 toneladas de lixo por mês cheguem ao rio Negro. Uma iniciativa simples, eficaz e 100% manauara, que está ajudando a preservar nossos igarapés e proteger o meio ambiente”, escreveu.
O prefeito também enfatizou que o projeto reforça o compromisso da gestão municipal com políticas de desenvolvimento sustentável.
“Manaus está mostrando ao mundo que desenvolvimento e sustentabilidade caminham juntos”, completou.
Assista:
A COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, reunirá líderes e representantes de diversos países para discutir metas e soluções voltadas à proteção ambiental e ao combate às mudanças climáticas.






