Lewandowski deve ficar no Ministério da Justiça até sexta, dizem aliados

Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. (Foto: Tom Costa / MJSP)
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, telefonou nesta segunda-feira (5/1) para secretários e integrantes da pasta a fim de informar que pretende deixar o comando do ministério nos próximos dias. Desde o período do Natal, o ministro tem conversado com auxiliares sobre a possibilidade de deixar a pasta em breve, acreditando que já cumpriu sua missão no governo.
Segundo o portal Metrópoles, a intenção de Lewandowski seria de permanecer à frente da pasta até a próxima sexta-feira (9). Questões administrativas, no entanto, podem impedir que ele deixe o cargo até esta data.
Leia mais:
Gustavo Feliciano é empossado ministro do Turismo
Marcos Pinto renuncia ao cargo de secretário de Reformas Econômicas do governo Lula
Ainda de acordo com auxiliares do ministro, o ponto crucial para a saída antecipada é o fato de o presidente Lula ter afirmado, em dezembro, que pretendia dividir o Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
O presidente teria dito, em reunião, que pretende criar pastas separadas. A intenção seria fazer o desmembramento da pasta para dar origem ao Ministério da Segurança Pública. Desde então, Lula teria tentado convencer o ministro a ficar no cargo, segundo fontes.
Até que haja a definição sobre substituição, o comando da pasta pode ficar interinamente com o secretário executivo Manoel Carlos de Almeida Neto.
*Com informações de Metrópoles e CNN Brasil






