As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Corregedoria Nacional de Justiça fará inspeção no Tribunal de Justiça do Amazonas

Magistrados de Brasília foram escalados pela Corregedoria Nacional de Justiça para comandarem inspeção do Conselho Nacional de Justiça
Corregedoria Nacional de Justiça fará inspeção no Tribunal de Justiça do Amazonas

Ministro Mauro Campbell Marques (Foto: Reprodução/ Internet)

O corregedor Nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, escalou os magistrados federais Arnolddo Camanho de Assis e Lizandro Garcia Gomes Filho, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, para realizar, no período de 15 a 17 deste mês, uma inspeção no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

A determinação desta ação, que é uma obrigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), consta da portaria 46/2025 e cumpre o artigo 48 do regimento do CNJ. A portaria de Campbell Marques também prevê a designação de outros magistrados e dos servidores que auxiliarão os trabalhos de inspeção e assessoramento ocorrerá posteriormente, por meio de ofício, antes de começar a inspeção.

A inspeção ocorrerá no período de 9h às 17h, numa sala especial cedida pelo TJAM para os inspetores, que analisarão os trabalhos das unidades judiciais (varas e comarcas) e setores administrativos. Estes deverão manter pelo menos um juiz e/ou servidor com conhecimento para prestar informações à equipe da inspeção.


Saiba mais:

Faturamento do Polo Industrial de Manaus atinge R$ 147 bilhões em oito meses

Exposição vai reunir indústria, centros de pesquisa e investidores em favor do PIM


Inspeção ocorre em dias normais de atendimento

Mauro Campbell também determinou que os trabalhos de inspeção não devem atrapalhar ou mesmo adiar a prestação de serviços forenses, que ocorrerão normalmente e sem a suspensão dos prazos processuais durante o período da inspeção.

Conforme a portaria,  os inspetores terão acesso irrestrito aos sistemas judiciais e administrativos do TJAM, desde a publicação da portaria e até a publicação do relatório de inspeção julgado em sessão plenária do Conselho Nacional de Justiça. E também terão livre acesso aos locais de trabalho e aos documentos e arquivos necessários às atividades.

A equipe deverá ficar em uma sala na sede administrativa do TJAM, contendo computadores conectados à internet e impressora, a fim de que possam ser analisados os documentos e as informações colhidas durante a inspeção, e dispor de uma sala para atendimento ao público.