Será formalizado hoje, 21, o lançamento da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência do Brasil. Lula será o primeiro candidato à presidência por uma federação partidária: a federação Brasil da Esperança, formada por PT, PC do B e PV, terá o ex-presidente como candidato na eleição deste ano.
A modalidade de aliança, criada em 2021, consiste na união de dois ou mais partidos que, de acordo com a legislação, têm de atuar juntos — como se fossem um único partido — por pelo menos quatro anos. Nesta quinta, PT e PV realizam as próprias convenções — o PC do B fez na véspera. Logo após os encontros de PT e PV, os três partidos se reúnem para a convenção da federação, no mesmo local onde ocorrerá o encontro do PT, em um hotel no centro de São Paulo.
Leia mais:
Vídeo: Lula anuncia apoio a pré-candidatura de Eduardo Braga para governo do Amazonas
Partidos iniciam convenções, e Lula e Bolsonaro dominarão tempo de TV
O evento não contará com a presença de Lula, que se encontra em Pernambuco num roteiro de pré-campanha. A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffman, disse que o encontro de hoje será “protocolar” e afirmou:
“Temos feitos vários atos pelo Brasil com a presença de Lula. Se fossemos fazer a coligação do PT junto com a federação e trazer o presidente Lula, os outros partidos também gostariam que ele participasse. Então teríamos a participação de Lula em várias convenções. Lula não é candidato só do PT, mas da coligação”.
Ainda no evento de hoje, deverão ser aprovados o nome de Geraldo Alckmin como candidato a vice-presidente e também a indicação de coligação com PSB, Solidariedade e a federação PSOL-Rede.