Comissão da Câmara aprova moção de repúdio a Lula após críticas ao Congresso Nacional

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e o presidente Lula em evento de lançamento da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). (Foto: reprodução/ Estadão)
A Comissão de Segurança Pública (CSP) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (21/10), uma moção de repúdio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por declarações críticas ao Congresso Nacional. O requerimento foi apresentado pelo deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES).
A moção de repúdio é um instrumento oficial utilizado por órgãos legislativos para manifestar publicamente reprovação a atitudes ou declarações consideradas ofensivas ou prejudiciais, sem, contudo, gerar efeitos legais diretos.
Leia mais:
- Lula embarca para a Ásia nesta terça-feira e pode encontrar Trump durante a viagem
- CONFIRMADO: Guilherme Boulos assume ministério no Governo Lula
Lula critica Congresso
Durante evento no Rio de Janeiro, em 15 de outubro, Lula afirmou que a atual composição do Congresso “nunca teve a qualidade de baixo nível como tem agora”, em referência direta ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
“Hugo é presidente desse Congresso. Ele sabe que esse Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível como tem agora. Aquela extrema direita que se elegeu na eleição passada é o que existe de pior”, afirmou Lula.
Veja:
Em evento com Motta, Lula diz que Congresso nunca teve “tão baixo nível” pic.twitter.com/wggUGWLDgo
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 15, 2025
