As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Comissão da Câmara aprova criação de delegacias especializadas em proteção animal

21/06/24 às 13:33h
Comissão da Câmara aprova criação de delegacias especializadas em proteção animal

(Foto: Reprodução)

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que estabelece a criação e o funcionamento de delegacias especializadas em proteção animal. Essas delegacias terão como objetivo atender animais vítimas de violência, maus-tratos, venda ilegal, práticas criminosas, exposição indevida e outras condutas cruéis.

As novas delegacias deverão disponibilizar um número de telefone ou outro meio eletrônico para o acionamento imediato da polícia em casos de violência contra animais. O atendimento será contínuo, incluindo feriados e fins de semana. Além disso, esses estabelecimentos especializados acolherão e prestarão assistência veterinária aos animais, por meio de convênios com órgãos de saúde, meio ambiente ou outras entidades públicas.

O texto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei 211/23, do deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), e ao apensado, PL 4478/23. O substitutivo inclui ajustes nos textos originais e prevê que os policiais encarregados do atendimento recebam treinamento adequado. Este treinamento é essencial para identificar crimes de maus-tratos e para acolher e destinar os animais de maneira eficaz e humanitária.

“A proposta surge como resposta necessária e urgente para enfrentar a crescente demanda por proteção e assistência aos animais vítimas de maus-tratos, abandono e outros crimes contra a fauna”, afirmou o relator na Comissão de Segurança Pública, deputado Delegado Palumbo (MDB-SP).


Saiba mais:

Em votação simbólica, comissão do Senado aprova texto da reforma do ensino médio

Câmara arquiva ação contra deputada federal acusada de ofender filhos de Bolsonaro


Ele destacou a falta de uma estrutura especializada como um obstáculo para o atendimento adequado e imediato, resultando em sofrimento prolongado e, muitas vezes, irreparável para os animais que dependem exclusivamente da ação humana para sua defesa.

A proposta permite que os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) destinados aos estados sejam utilizados para a criação das delegacias especializadas. Além disso, as despesas decorrentes da medida serão cobertas por dotações próprias, consignadas nos orçamentos das unidades federativas.

Comissão da Câmara aprova criação de delegacias especializadas em proteção animal - Rede Onda Digital