Durante sessão plenaria na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Comandante Dan (Podemos) lançou críticas às medidas adotadas pelo Governo Federal em relação às queimadas que atingem diversas regiões do Brasil, especialmente na Amazônia. Durante discurso recente, o parlamentar questionou a falta de políticas públicas concretas voltadas para a prevenção de incêndios no campo, ressaltando que, até o momento, as iniciativas anunciadas são ineficazes e superficiais.
Comandante Dan criticou a abordagem governamental, destacando a falta de treinamento e conscientização dos trabalhadores rurais para evitar o uso do fogo como técnica agrícola.
“Qual a política pública que está se pensando para evitar que o homem do campo continue queimando? O que está sendo informado em termos de sensibilização, de treinamento, de compra de equipamentos?”, questionou o deputado.
Ele reforçou que é necessário investir em orientações técnicas e equipamentos para que os trabalhadores do campo possam tratar o solo de maneira adequada, sem recorrer às queimadas.
O parlamentar também ironizou os anúncios de novos comitês e grupos de trabalho (GTs) criados pelo governo, chamando-os de soluções políticas ineficazes que não trazem resultados concretos.
“Esses anúncios são politiqueiros, que provocam uma melhor avaliação de quem está à frente, mas não resolvem nada. Já houve pareceres e estudos, mas o problema persiste há mais de 30 anos. Pelo amor de Deus, vamos parar de brincar com o povo do estado do Amazonas”, disse.
Saiba mais:
- Governo federal pede ajuda internacional para combater queimadas na Amazônia
- Governo estuda criação do Conselho Nacional de Segurança Climática, afirma Marina Silva
Comandante Dan defendeu a viabilidade social, econômica e ambiental da rodovia BR-319, pedindo a união dos governos estaduais de Rondônia, Roraima e Amazonas, além do envolvimento do Governo Federal, para resolver de forma definitiva os problemas que afetam a região. Ele ainda destacou que, além da preservação ambiental, são necessárias respostas efetivas e imediatas para enfrentar a situação.
” Chega desses anúncios aqui: ah vamos fortalecer o ICMBio, criar um novo comitê, investigar quem pratica crime, tudo isso já devia estar acontecendo, isso aqui é o óbvio, é o óbvio, isso aqui é o básico do básico, se não está acontecendo, ok, então deixando de cumprir o seu papel”, concluiu.
https://youtu.be/hiz3M2s1S5Q