26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

CMM diz que vai recorrer da decisão que anulou o aumento do “cotão”

Publicado em:

- Anúncio -

Após o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) ter anulado o Projeto de Lei (PL) que aumentou a verba de gabinete dos vereadores de Manaus, o chamado “cotão”, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) afirmou que vai recorrer da decisão.

O caso já estava em tramitação na Justiça, por ação movida pelo então vereador e hoje deputado federal, Amom Mandel (Cidadania) e pelo vereador Rodrigo Guedes (Podemos). O pagamento ainda chegou a ser suspenso em janeiro de 2022.

Na nova decisão, a Justiça informa que o PL tramitou de forma inconstitucional, sem a devida análise do impacto financeiro e foi aprovado sem uma urgência justificada, contrariando o regimento interno da Câmara. O aumento, segundo a decisão, gerou dano ao erário no valor de R$ 1,32 milhão mensal.


Leia mais:

Justiça suspende aumento de 83% do ‘cotão’ dos vereadores de Manaus

CMM entra na Justiça para requerer repasse de R$9,6 milhões da Prefeitura


A CMM publicou uma nota dizendo respeitar a decisão, mas vai analisar o caso e apresentar recurso, dentro dos prazos legais estabelecidos e argumentou como é feita a aplicação do “cotão”.

“A Ceap é um recurso destinado à execução dos trabalhos parlamentares junto à população, utilizado, por exemplo, para viabilizar fiscalizações”, diz.

Ao anular o PL, a Justiça também suspendeu qualquer pagamento até o trânsito em julgado, ou seja, o reajuste perdeu a validade até que haja uma decisão judicial definitiva.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) afirmou que o “ressarcimento será apurado” após o trânsito em julgado. Na prática, se a decisão for mantida depois que todos os recursos judiciais forem esgotados, a Câmara poderá ser obrigada a devolver os valores.

 

Confira a nota na íntegra:

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) informa que vai recorrer da decisão judicial que determinou a suspensão do pagamento da Cota de Exercício de Atividade Parlamentar (Ceap), nos valores que estão em vigor desde 2021, conforme Projeto de Lei aprovado no plenário da Casa Legislativa.

A CMM respeita a decisão judicial, contudo, vai analisar o caso e apresentar recurso, dentro dos prazos legais estabelecidos.

A Ceap é um recurso destinado à execução dos trabalhos parlamentares junto à população, utilizado, por exemplo, para viabilizar fiscalizações e outras ações externas e internas, permitindo que os parlamentares exerçam suas funções de maneira eficaz e transparente.

Manaus, 30 de novembro de 2023

Diretoria de Comunicação da CMM

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Fucapi
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -