Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Ciro deve se filiar ao PSDB para concorrer ao governo do Ceará, diz presidente na sigla

Ciro deve se filiar ao PSDB para concorrer ao governo do Ceará, diz presidente na sigla

De acordo com pesquisas encomendadas pelo PSDB, o ex-ministro aparece na liderança em todos os cenários testados

Kell Vasquez
Por Kell Vasquez | 17/08/25 às 15:40h

O presidente do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, afirmou que a filiação de Ciro Gomes (PDT-CE) ao partido está confirmada, restando apenas a definição da data e do local do ato. Segundo ele, Ciro deve ser o candidato da oposição ao governador Elmano de Freitas (PT) nas eleições de 2026.

“Já vínhamos conversando há algum tempo. No início, Ciro dizia não querer disputar novas eleições, mas hoje ele olha os números, nos escuta e não descarta a candidatura”, disse Ozires, prefeito de Massapê, município de 38 mil habitantes, em seu primeiro mandato.

A informação é de Carlos Madeiro, colunista do UOL. Atualmente, o PSDB conta com apenas dois prefeitos no Ceará: Ozires e Carlos Roberto Costa Filho, de Iguatu, que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral em julho, mas permanece no cargo enquanto recorre da decisão.

Ciro já integrou o PSDB entre 1990 e 1996, período em que foi governador do Ceará e ministro da Fazenda no governo Itamar Franco, durante a implantação do Plano Real. Depois, passou por PPS (atual Cidadania), PSB, PROS e está filiado ao PDT desde 2015.


Leia mais:

Ciro Gomes acusa Lula de perseguição e dispara: “O maior dos agentes dos agiotas”

“O vice não é uma escolha da Maria do Carmo, é uma escolha de todos” dispara pré-candidata sobre eleições 2026


Segundo Ozires, as negociações foram conduzidas pelo ex-governador e ex-senador Tasso Jereissati, apontado como principal articulador da volta de Ciro ao partido. “São duas lideranças que fizeram história e mudaram o Ceará”, declarou.

O dirigente tucano destacou que o objetivo da oposição é lançar candidatura única contra o PT, unindo forças e tempo de TV. Para isso, mantém diálogo com representantes da extrema direita que sinalizaram apoio ao nome de Ciro.

De acordo com pesquisas encomendadas pelo PSDB, o ex-ministro aparece na liderança em todos os cenários testados. “Aqui a onda é Ciro Gomes”, afirmou Ozires.

Ciro Gomes não se pronunciou sobre a possível mudança de partido.