O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) voltou a manifestar críticas ao governo Lula e à primeira-dama Janja da Silva, sugerindo que sua influência trará consequências negativas para os candidatos apoiados pelo presidente Lula (PT) nas eleições municipais deste ano. Em entrevista ao canal MyNews, Ciro afirmou que o “movimento da economia” contribuirá para derrotas do governo em outubro.
Segundo Ciro, a combinação da “guerra cultural” e o que ele chama de “janjismo” enfraquecerá o desempenho do governo nas urnas.
“Pela guerra cultural e o ‘janjismo’, o governo vai perder a eleição”, disse o pedetista em entrevista ao canal MyNews. “Mas não vai perder [apenas] em 2026. Vamos acompanhar as eleições municipais nas capitais brasileiras, que são uma pista nos grandes centros.”
Ciro ainda afirmou que Lula de “ressuscitou a pior direita brasileira” após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) em 2022.
Saiba mais:
- “Ataca a dignidade das mulheres e meninas”, diz Janja sobre PL do Aborto
- Ciro Gomes chama senadora petista de “assessora de assuntos de cama”
Ciro Gomes tambémnão poupou críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusando-o de ser a razão pela qual Lula retornou ao poder.
Ele argumentou que a derrota de Bolsonaro em 2022 abriu caminho para o retorno de Lula, mas acredita que a direita não repetirá o erro de apoiar um candidato como Bolsonaro novamente.
“Bolsonaro era tão imbecil, tão despreparado e tão desqualificado que não conseguiu sequer administrar uma pandemia fazendo o básico. É graças ao falso líder que a direita brasileira escolheu que o Lula voltou. Agora, se o Bolsonaro ficar fora, a direita não vai cometer esse erro.”, afirmou.