Os desembargadores Airton Luís Corrêa Gentil, Cezar Luiz Bandiera, Lafayette Carneiro Vieira Júnior, Nélia Caminha Jorge e Socorro Guedes vão disputar a Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas na eleição que acontecerá na próxima terça-feira (8). O colégio eleitoral é formado pelos 26 desembargadores do TJAM e o eleito vai ficar no cargo no biênio 2023-2024.
O eleito vai substituir o presidente atual, o desembargador Flávio Pascarelli, bem como os demais quadros dirigentes da Corte, que são a vice-presidente, Graça Figueiredo, e o corregedor-geral de Justiça, Anselmo Chíxaro. O mandato deles, que foi excepcional e começou neste segundo semestre, vai até 1º de janeiro de 2023.
Candidatos
Nos bastidores do TJAM, Lafayette e Nélia são vistos como candidatos do grupo de Pascarelli. Socorro Guedes corre por fora nesta disputa.
Airton Gentil e Cezar Bandieira, embora oficialmente no páreo pela presidência, já se inscreveram para disputar a vice-presidência e terão na disputa por este cargo a companhia de Elci Simões, Joana Meirelles e Nélia Caminha.
O desembargador Jomar Fernandes será aclamado corregedor-geral de Justiça uma vez que é o único a concorrer para o cargo.