O chanceler Serguei Lavrov, ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia, chegou hoje, 17, ao Brasil. Ele já se reuniu com o o chanceler Mauro Vieira no Itamaraty nesta manhã em Brasília, e se encontrará com presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final da tarde.
Lavrov, homem de confiança do presidente russo Vladimir Putin, desembarcou em Brasília com um contingente de 18 agentes encarregados da sua segurança. Ele é chanceler do seu país há 19 anos.
No seu pronunciamento na reunião no Itamaraty, Lavrov declarou:
“Conversamos sobre temas relevantes na agenda internacional, considerando que as visões do Brasil e da Rússia são únicas em relação aos problemas que acontecem no mundo. Os dois países são unidos pelo desejo de contribuir para um mundo mais democrático e multipolar, baseado nos princípios legais de soberania e igualdade entre os Estados”.
Leia mais:
Presidente Lula visita Emirado para aprofundar relações comerciais
Finlândia entra na Otan, e a Rússia promete retaliações
Os chanceleres russo e brasileiro reforçaram em suas falas o apoio da Rússia à candidatura do Brasil como um dos membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização da Organização das Nações Unidas (ONU).
A visita de Lavrov ocorre após fala polêmica do presidente Lula no domingo, 16, durante sua visita aos Emirados Árabes. Lula responsabilizou a Ucrânia, país invadido, junto com a Rússia, pelo conflito, e também disse:
“A paz está muito difícil. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não toma iniciativa de paz. O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando a contribuição para a continuidade desta guerra”.