As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Centrão articula para aprovar fundo bilionário que beneficia dono da Cigás

Centrão articula para aprovar fundo bilionário que beneficia dono da Cigás

Suarez detém autorização exclusiva da distribuição de gás em estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Foto: Divulgação

O Centrão, conglomerado de partidos que se mantém no Congresso Nacional por meio de permutas com o governo de ocasião, articula para colocar em pauta um projeto que prevê a criação de um fundo para a instalação de gasodutos no Brasil. A ideia é retirar R$ 100 bilhões do Pré-Sal que seriam direcionados ao Tesouro Nacional para a construção dessas estruturas.

Caso aprovado, o “Centrãoduto” vai beneficiar o proprietário da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Carlos Suarez, que detém a autorização exclusiva de distribuição do insumo em estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 1995, o então governador do Amazonas, Amazonino Mendes, concedeu a propriedade da companhia a Suarez.

A estratégia dos parlamentares é viabilizar o fundo por meio de um “jabuti” – emendas não-relacionadas às propostas originais – no Projeto de Lei 414, que estabelece medidas para modernizar o setor elétrico no país.

 


Leia mais:

O relator do projeto, Fernando Coelho Filho (UB-PE) já se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para definir estratégias sobre a iniciativa. A Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) criticou o projeto, acusando-o de privilegiar um setor de geração de energia poluente que deve aumentar os custos para o consumidor final.

 

Da redação, com informação do Estadão