Carla Zambelli recorre a Corte de Direitos Humanos para deixar prisão na Itália

(Foto: Divulgação)
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) ingressou com um pedido formal na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) para deixar a prisão feminina de Rebibbia, em Roma, onde está detida desde 29 de julho. O pedido foi protocolado pelo advogado Fabio Pagnozzi, que aponta uma série de irregularidades no processo judicial italiano e alega que a prisão viola os direitos fundamentais da parlamentar.
O advogado Fabio Pagnozzi afirma que “houve violações às garantias judiciais durante o processo criminal” e destaca que a parlamentar sofre de fibromialgia, doença cardiovascular e depressão severa. Segundo ele, “a prisão italiana não oferece tratamento médico adequado e especializado, o que configura desrespeito a acordos internacionais sobre direitos humanos”.
Saiba mais:
- VÍDEO: Lula critica uso excessivo de celular e reclama de “bom dia no WhatsApp”
- “Nem lembrava desse nome”, diz Lula ao ser questionado sobre Zambelli estar presa na Itália
Por que Zambelli foi condenada?
Em maio de 2025, Carla Zambelli foi condenada a dez anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o hacker Walter Delgatti. Ela havia solicitado responder ao processo em liberdade, mas todos os recursos foram negados pela Justiça italiana.
*com informações de CNN
