A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) chamou a também deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) de “Chica da Silva” durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais. O incidente ocorreu na terça (2/7).
No vídeo, Zambelli se queixa de que não foi autorizada a discursar na primeira reunião de mulheres parlamentares dos países que integram o G-20, evento que está acontecendo em Maceió (AL). Ela diz:
“Eu não vou ter poder de fala. Eu não vou falar porque provavelmente… não sei por que eu não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva que vai falar”.
Veja abaixo:
Leia mais:
Vídeo: Zambelli comete gafe em ato contra o aborto: “Não quer o bebê? Entrega para o aborto”
STF mantém multas a Flávio Bolsonaro e Carla Zambelli por disseminação de fake news
Benedita da Silva é coordenadora-geral da bancada feminina da Câmara e foi escolhida para discursar na abertura do evento.
Francisca (Chica) da Silva foi uma escrava alforriada que se tornou uma das mulheres mais poderosas do Arraial do Tijuco, atual município de Diamantina (MG), no século XVIII.
O PT do Rio de Janeiro, partido da deputada Benedita, divulgou nota de repúdio após a fala da deputada. O comunicado diz:
“Nossa solidariedade e apoio à nossa grande referência e exemplo de luta Benedita da Silva, que foi chamada de Chica da Silva pela deputada bolsonarista Carla Zambelli. Benedita tem uma trajetória política exemplar, principalmente na luta do povo preto. Racistas não passarão”.
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, também demonstrou apoio à Benedita. Ele escreveu em sua rede social:
“A deputada Benedita da Silva é uma das maiores referências da política nacional. Uma inspiração para homens e mulheres que lutam por um país democrático, desenvolvido e sem racismo. Deputada Benedita, amamos a senhora e sempre estaremos ao seu lado”.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, chamou de “inaceitáveis as falas desrespeitosas e de cunho racista se referindo à petista”. Ela escreveu:
“Benedita abriu caminhos para muitas e muitos de nós, e é nossa inspiração cotidiana. Minha querida Bené, receba meu abraço e solidariedade, estamos juntas e seguiremos em luta contra as desigualdades e todas as formas de violência”.
Benedita republicou em seu perfil a nota do PT-RJ. Nesta quarta (3), ela afirmou ao jornal O Globo que notificará Zambelli judicialmente.
Carla Zambelli se defendeu, afirmando que se confundiu. Ela respondeu a mesma publicação do PT que a petista compartilhou, escrevendo:
“Conforme já falamos e me desculpei pela confusão no nome, a Sra [Benedita] sabe que isso passa longe de querer lhe ofender, muito pelo contrário, até porque a história da Chica é uma linda trajetória de coragem e determinação”.
A equipe de Zambelli também afirmou que a deputada pediu desculpas a Benedita. Em nota, a assessoria da deputada informou:
“Imediatamente quando percebeu o ocorrido, Zambelli apagou a publicação de suas redes e se desculpou com a deputada Benedita. A conversa foi amigável e houve compreensão da situação”.
Com informações de UOL e O Globo.