As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Câmara arquiva ação contra deputada federal acusada de ofender filhos de Bolsonaro

Câmara arquiva ação contra deputada federal acusada de ofender filhos de Bolsonaro

PL moveu representação contra Fernanda Melchionna após discussão com os irmãos Eduardo e Flávio Bolsonaro (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara)

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados arquivou nesta quarta-feira (19/06) ação contra a deputada federal Fernanda Melchionna (Psol-RS). Foram 14 votos a favor do arquivamento e quatro contrários.

A representação foi movida pelo Partido Liberal (PL) que acusava Fernanda de ter ofendido o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, durante a reunião da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, em dezembro do ano passado. Na mesma ocasião, a deputada também discutiu com os deputados Gilvan da Federal (PL-ES) e Coronel Meira (PL-PE).

A maioria do conselho acatou parecer do relator, deputado Julio Arcoverde (PP-PI). Na avaliação do relator, as declarações de Fernanda Melchionna podem ser consideradas manifestações políticas durante o debate parlamentar, e não feriram o decoro.


Leia mais:

Psol e Rede pedem cassação e prisão de Mourão  

Projetos sobre prevenção ambiental empacam no Congresso Nacional


Em sua defesa, a deputada do Psol-RS destacou que a discussão ocorreu quando a comissão analisava projeto de lei que prevê a inclusão do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na lista de organizações terroristas.

“Eu fui atacada, e obviamente não me intimidei pelo ataque. Nós achamos que o Brasil merece não apenas um bom debate, mas uma revolução nas políticas de segurança pública”, disse.

Apesar do arquivamento, o deputado Coronel Meira (PL-PE) cobrou um pedido de desculpas alegando ter sido xingado pela deputada. Melchionna negou a fala, bem como o pedido.

Na semana passada, o conselho também arquivou representação do PL contra o deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ). No processo, o partido acusou Braga de ter agredido fisicamente o também deputado federal Abílio Brunini (PL-MT), durante uma reunião da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial sobre a crise humanitária na Faixa de Gaza, em novembro de 2023.

*Com informações da Agência Câmara