Pesquisa diz que 52% dos brasileiros são contra “PL da Dosimetria” e dizem que penas do 8/1 foram justas

Cenas do 8 de janeiro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8/10), revela que 52% dos brasileiros rejeitam o Projeto de Lei (PL) da Dosimetria, que propõe penas mais brandas aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Segundo o levantamento, 37% dos entrevistados são favoráveis à proposta, alegando que as punições aplicadas foram muito duras, enquanto 11% não souberam ou preferiram não responder.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Saiba mais:
- “SUS da Educação” é aprovado no Senado; texto segue para sanção de Lula
- Aprovação de Lula sobe a 48% e atinge melhor índice de 2025, aponta pesquisa
O PL da Dosimetria é considerado uma alternativa ao PL da Anistia, defendido por setores da oposição que pedem o perdão “amplo, geral e irrestrito” aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes. Diferentemente dessa proposta, o novo texto busca revisar a dosimetria das penas — ou seja, o cálculo proporcional das punições — sem conceder anistia completa.
Atualmente, o projeto tramita na Câmara dos Deputados e tem como relator o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que também se posiciona contra a anistia ampla.
