As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Bosco Saraiva cobra transparência de institutos no uso de recursos da inovação

Superintendente da Suframa destacou a importância de mostrar à sociedade os resultados de mais de R$ 1,5 bilhão investidos em pesquisa e desenvolvimento na região
06/11/25 às 12:29h
Bosco Saraiva cobra transparência de institutos no uso de recursos da inovação

Rede Onda Digital

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizou, na manhã desta quinta-feira (6/11), a abertura oficial do II Encontro do Ecossistema de Inovação da Amazônia Ocidental e Amapá, no auditório da autarquia, em Manaus.

O evento reúne representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), BNDES, Finep, Embrapii, Basa, Sudam, universidades e centros de pesquisa da região para debater o fortalecimento de parcerias e o avanço das ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) impulsionadas pela Lei de Informática da Zona Franca de Manaus.

Durante a abertura, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reforçou a importância da transparência e da prestação de contas sobre os recursos aplicados em inovação. Segundo ele, o evento é um espaço fundamental para apresentar os resultados dos investimentos públicos e privados realizados na Amazônia.

“Este encontro reúne o ecossistema de inovação de toda a região Amazônica. Aqui estão presentes mais de uma centena de participantes, e este formato de apresentação é fundamental para mostrar os resultados da política de inovação e desenvolvimento tecnológico da nossa região. Há um ditado que diz: ‘o que os olhos não veem, o coração não sente’. É preciso mostrar ao público o que está sendo feito com esses investimentos”, declarou Saraiva.

Assista à fala:


Saiba mais: 

Comandante Dan propõe reconhecer Hino do Amazonas como Patrimônio Cultural Imaterial

Juíza diz que vício em apostas não é motivo para alegar insanidade em assassinato de mulher


O superintendente destacou, ainda, que a Suframa vai notificar os institutos que receberam recursos, mas não compareceram ao evento, para justificar a ausência e a falta de exposição dos resultados de suas pesquisas.

“Os institutos que não estão presentes serão oficialmente instados pela Suframa a explicar os motivos pelos quais não vieram expor o resultado do investimento feito nesta política maravilhosa, que é a política de inovação da Zona Franca de Manaus, assegurada até 2073. Esperamos que ela chegue à maturidade, e que a cada ano esses resultados sejam apresentados para estudantes, empresários e empreendedores”, afirmou.

Saraiva lembrou que aproximadamente R$ 1,5 bilhão foram aplicados no setor de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação (TDI), com recursos provenientes das empresas beneficiadas pela Lei de Informática. Esses investimentos são fiscalizados pela Suframa, que garante a correta aplicação dos valores.

“O investimento é feito pelas próprias empresas, que contratam os institutos de pesquisa privados da região. A Suframa atua como fiscalizadora, zelando pela boa aplicação dos recursos e pela transparência junto à sociedade e aos parlamentares”, explicou.

O encontro segue até sexta-feira (7/11), com uma programação que inclui painéis temáticos, exposições de resultados de pesquisa e debates sobre novos mecanismos de financiamento para inovação. Após a solenidade de abertura, foi realizada uma coletiva de imprensa com as autoridades participantes.