O ex-presidente Jair Bolsonaro passou dois dias na Embaixada da Hungria nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro de 2024, em Brasília, após ter o seu passaporte apreendido pela Polícia Federal . A informação foi divulgada nesta segunda (25/03) pelo jornal norte-americano The New York Times.
O NY Times teve acesso a quatro vídeos que apontam que Bolsonaro foi à embaixada na noite de segunda, 12 de fevereiro, e foi recebido pelo embaixador húngaro, Miklos Tamás Halmai. Segundo o jornal norte-americano, Bolsonaro chegou ao local às 21h37 do dia 12 e foi embora às 16h15 do dia 14.
O New York Times sugere que o ex-presidente estaria buscando refúgio caso fosse decretada a sua prisão. Um mandado não poderia ser cumprido pelo fato de a representação diplomática húngara ser território estrangeiro.
📌Bolsonaro passou duas noites na embaixada da Hungria diz NY Times
Saiba mais⤵️https://t.co/u6rGw0xgDb pic.twitter.com/PTYPbut3Yk
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 25, 2024
Leia mais:
Justiça de SP proíbe Michelle Bolsonaro de receber homenagem no Theatro Municipal
Boa relação com a Hungria
A Hungria é comandada pelo primeiro-ministro Viktor Orbán, político de extrema direita, que já foi chamado de “irmão” pelo ex-presidente.
Após a apreensão do passaporte de Bolsonaro em 8 de fevereiro, Orban fez uma postagem a favor do ex-presidente. Ele publicou uma foto com Bolsonaro na rede social X, e escreveu “Um verdadeiro patriota. Continue lutando, presidente”.
An honest patriot. Keep on fighting, Mr. President! @jairbolsonaro pic.twitter.com/5mmmIAGGC3
— Orbán Viktor (@PM_ViktorOrban) February 8, 2024
Com informações de UOL e Poder 360