O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou na tarde deste domingo (6/4) na manifestação em favor da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro na Avenida Paulista.
Discurso de Bolsonaro
Ele disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) não teria competência para julgar anistia, começando dizendo:
“Anistia é competência privativa do Congresso Nacional”.
Bolsonaro chamou ao carro de som a Débora Rodrigues dos Santos, pichadora da estátua do STF nos atos de vandalismo.
“Eu não tenho adjetvo pra comentar quem condena mãe de dois filhos a uma pena tão absurda. Só um psicopata para afirmar que aquilo que aconteceu em 8/1 foi uma tentativa de golpe militar. Já tem 2 votos no STF para condená-la a 14 anos de prisão, apesar de agora ela estar em prisão domiciliar. É um absurdo o que acontece”.
E continuou, falando em inglês, que “sorveteiro e pipoqueiro foram condenados por golpe de estado no Brasil”, dizendo dar um recado para o mundo.
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
Michelle Bolsonaro discursa em ato pela anistia: “Dia de muita emoção”
Maioria dos brasileiros é contra anistia aos envolvidos no 8/1, diz pesquisa Quaest
Bolsonaro prosseguiu:
“O golpe foi dado, afinal o candidato do STF [Lula] está lá na Presidência. Sabíamos o que daria esse governo, afinal eu disse ‘vão sentir saudade da gente’. Tínhamos negócio com o mundo todo, nossa equipe econômica era fantástica, mas a interferência fez mudar o resultado final das eleições de 2022.
O movimento aqui hoje é pela anistia das pessoas de bem: mães e pais e pessoas que nunca pegaram uma arma na vida. Se eu estivesse no Brasil em 8 de janeiro, teria sido preso naquele mesmo dia, e hoje podia até estar morto, assassinado por esse governo.
Mas tenho esperança no Brasil, temos como sair dessa situação. Daqui a 2 semanas, ou 10 dias, a Justiça americana vai começar a investigar o caso Felipe G. Martins, o que foi acusado de fugir do Brasil em 30/12 no avião presidencial no qual fui para Orlando. Chantagearam um tenente-coronel do Exército, e a delação dele foi modificada várias vezes. Acharam que prendendo o garoto, ele faria uma delação. Não conseguiram.
Se acham que vou fugir, estão enganados. Não querem me prender, querem me matar”.
Fotos: transmissão live Silas Malafaia
Assista ao evento abaixo: