O diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD) em Manaus deve realizar sua convenção partidária na próxima segunda-feira (05/08), no último dia do calendário eleitoral para as legendas e federações oficializarem os candidatos às eleições de 2024. A informação não foi anunciada publicamente até o momento pela sigla, mas fontes da Rede Onda Digital confirmam esta data para a reunião dos filiados e correligionários liderados no Amazonas pelo senador Omar Aziz.
A decisão do PSD-AM de reorganizar dois dias após a convenção do Avante, do prefeito David Almeida, que será no próximo sábado (03/08), o próprio evento de anúncio dos seus postulantes à Câmara Municipal de Manaus (CMM) e revelar seu apoio à uma candidatura majoritária na capital amazonense demonstra um afastamento de Aziz com Almeida. Nos bastidores da política, as especulações são de que o rompimento político é definitivo entre os [ex] aliados.
A relação do atual chefe do Poder Executivo de Manaus com o senador “azedou” a partir do momento que David Almeida decidiu impor suas condições para escolher o vice-prefeito da chapa que disputará a reeleição e de surgirem boatos que deseja subir novamente um patamar mais alto na vida pública: de governador do Amazonas. Cargo que assumiu apenas interinamente por quase cinco meses, em 2017.
Leia mais:
“Tudo caminha para estarmos com o prefeito David”, diz vereador do PSD, Jander Lobato
“Nosso alinhamento hoje com o David é muito bom”, diz Omar Aziz sobre apoio a David Almeida
O problema é que voltar a governar o Estado é o mesmo objetivo do senador Omar Aziz, mesmo que ainda não tenha declarado. Para o líder da bancada federal do Amazonas no Congresso manter o apoio para David Almeida buscar o segundo e último mandato consecutivo na Prefeitura de Manaus, que em seguida se tornaria um adversário direto dele nas eleições de 2026 para substituir o governador Wilson Lima (União Brasil), não faria sentido.
Na convenção do Avante, no dia 3 de agosto, que vai oficializar Almeida para a reeleição, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), presidido no Amazonas pelo senador Eduardo Braga, outro aliado do prefeito vindo do Congresso, marcará presença. Um sinal de que a aliança está firme e segura.
Nesta conjuntura política, o caminho natural para o PSD, de Aziz, seria apoiar o pré-candidato a prefeito de Manaus pela federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), o ex-deputado federal e ex-PSD Marcelo Ramos? Afinal, o senador Omar Aziz é mais próximo do presidente Lula (PT) que Braga. Mas para não criar essa expectativa e mais especulação, a data da convenção partidária do PSD é um dia após a convenção da federação da esquerda, marcada para domingo (04/08). Uma estratégia do partido de Omar Aziz para manter um suposto posicionamento neutro. Mas no dia 5, a imparcialidade acabará ou não.