Na madrugada desta terça-feira (10/12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi internado e submetido a uma cirurgia de emergência no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sentir dores de cabeça.
Segundo boletim médico divulgado por sua assessoria, o procedimento foi realizado para a drenagem de um hematoma intracraniano causado por um acidente doméstico ocorrido em outubro deste ano.
Lula foi inicialmente atendido em Brasília, onde exames detectaram o hematoma. Ele foi transferido para a unidade paulista do hospital, onde a cirurgia foi realizada com sucesso.
De acordo com os médicos Luiz Francisco Cardoso e Álvaro Sarkis, que assinam o boletim divulgado às 3h, o estado de saúde do presidente é estável. “O presidente encontra-se bem, sob monitoramento em leito de UTI”, informaram.
Uma nova atualização sobre a condição de saúde de Lula será divulgada ainda nesta terça em uma coletiva de imprensa.
Leia o boletim médico na íntegra:
Saiba mais:
- Lula cumpre agenda no Palácio da Alvorada após cair no banheiro e bater a cabeça
- Duas semanas após queda, Lula já pode voltar a realizar pequenas viagens
Lula cai e bate a cabeça
No dia 19 de outubro, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial da Presidência, no Palácio da Alvorada, em Brasília. Durante o acidente, ele bateu na região da nuca e precisou levar cinco pontos. Exames de imagem realizados no mesmo dia confirmaram que, embora grave, o impacto não causou danos mais severos.
Após cerca de uma hora no hospital, Lula foi liberado para retornar à residência oficial. No entanto, os médicos recomendaram o cancelamento de viagens mais longas durante as semanas seguintes. A orientação levou o presidente a desistir da viagem à Rússia, onde participaria da cúpula do BRICS.
Cirurgia há um ano
O acidente ocorre pouco mais de um ano após Lula ter passado por uma artroplastia total no quadril direito, em setembro de 2023. Uma cirurgia, realizada para tratar uma cartilagem desgastada, incluiu a implantação de uma prótese na região. Em setembro de 2024, Lula realizou exames de revisão, que confirmaram o sucesso do procedimento.